• Matéria: História
  • Autor: Ivan2198
  • Perguntado 4 anos atrás

1) o que foi o período regional ?
2) quais as suas principais características ?
3) quais foram as suas fases ?
4) quais foram as principais medidas da regência trina ?
5) o que foi o autor adicional ?
6) caracterize os partidos progressistas e regressistas.
7) caracterize a regência de Araújo Lima.
8) o que foi a lei de interpretação do ato adicional ?
9) caracterize as rebeliões regenciais o que elas têm em comum ?
10) o que foi o golpe da maioridade ? quem apoiou ? qual o seu objetivo ?

Respostas

respondido por: marialauraelizabeth1
1

Resposta:

1) Período regencial é como ficou conhecido o decênio de 1831 a 1840 na História do Brasil, compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e a "Declaração da Maioridade", quando seu filho D. Pedro II teve a maioridade proclamada.

2) tentativas separatistas, rebeliões populares e disputas internas pelo poder entre elites nacionais e regionais.

3)

Fases do Período Regencial

Regência Trina Provisória (1831)

Regência Trina Permanente (1831-1834)

Regência Una de Feijó (1835-1837)

Regência Una de Araújo Lima (1837-1840).

4)Durante a Regência Trina Permanente, surgiu a primeira medida inserida no chamado “avanço liberal”, o Código do Processo Criminal, que foi promulgado em novembro de 1832.

5)Em 1840, sob o domínio do regente conservador Araújo Lima, foi instituída a Lei de Interpretação do Ato Adicional.

6)Progressistas: eram favoráveis a um governo centralizado.Regressistas: era favorável ao fortalecimento do poder legislativo e contrário a liberdade administrativa das províncias.

7)A Regência Una de Araújo Lima representou a volta dos conservadores ao poder e uma maior centralização do poder político no Império do Brasil. A Regência Una de Araújo Lima representou a subida ao poder dos regressistas, depois da incapacidade de Diogo Feijó em controlar as rebeliões provinciais.

8)Em 1840, sob o domínio do regente conservador Araújo Lima, foi instituída a Lei de Interpretação do Ato Adicional. Segundo seus ditames, essa lei revogou o direito legislativo das províncias e estabeleceu que a Polícia Judiciária fosse controlada pelo Poder Executivo Central

9)As características comuns entre as Revoltas Regenciais são o aproveitamento da relativa fragilidade política do Brasil Império, a busca por direitos sociais e tentativas de formação de territórios independentes.

10)Pedro II, também referida na História do Brasil como Golpe da Maioridade, ocorreu em 23 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal e pôs fim ao período regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado para declarar o jovem Pedro II maior de idade antes de completar 15 anos.

Explicação:

agr seis resume aí •-•

Perguntas similares