Como você entende que aconteceu esse processo na pré história? Quais os possíveis motivos? Pofavol min ajudar eu preciso pra hoje
Respostas
Resposta:
A Pré-História foi o período do surgimento e desenvolvimento dos primeiros humanos na Terra. Para sobreviver às intemperes da natureza, eles tiveram que se adaptar ao meio ambiente. Esses grupos eram caçadores, pescadores e coletores, alimentando-se daquilo que estava disponível na natureza.
Com o passar do tempo, a relação entre ser humano e natureza mudou, pois a humanidade começou a dominar e explorar a natureza. A descoberta e o controle do fogo bem como o surgimento da agricultura promoveram significativas mudanças na forma dos hominídeos se organizarem socialmente. A Idade dos Metais mostrou o nível de complexidade do homem primitivo ao usar metais como ferro para a confecção de armas.
Leia também: A importância das ferramentas na Pré-História
Divisão da Pré-História
A Pré-História foi o período da nossa história que começou com o surgimento do primeiro ser humano, em, aproximadamente, 3 milhões de anos a.C., alcançando o surgimento da escrita, por volta de 4 mil a.C. Ao longo desse tempo, os primeiros grupos humanos passaram pelo processo de adaptação ao meio ambiente em busca da sobrevivência, transformaram-se em caçadores, coletores e agricultores, até utilizarem os metais, como ferro. Esse período extenso é dividido em quatro partes:
Paleolítico
Mesolítico
Neolítico
Idade dos Metais
Período Paleolítico
O ser humano do Paleolítico era caçador, pescador e coletor, utilizando instrumentos feitos com pedra lascada.
O ser humano do Paleolítico era caçador, pescador e coletor, utilizando instrumentos feitos com pedra lascada.
No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos. Esse período é conhecido como Idade da Pedra Lascada, por causa da produção de objetos lascados em pedras.
No final do Paleolítico, ocorreu a descoberta e o controle do fogo. Dessa forma, os humanos poderiam caçar à noite, cozinhar os alimentos, espantar animais selvagens e se proteger do frio.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Período Mesolítico
Entre o Paleolítico e o Neolítico, o período do Mesolítico foi o momento de transição e de transformações significativas para os hominídeos. A formação geográfica do planeta Terra foi concluída, e as modificações no ambiente promoveram a sedentarização de alguns grupos, fixando-se em determinadas regiões férteis.
Período de Neolítico
Alguns estudiosos consideram o período do Neolítico como uma revolução por conta do aprofundamento das relações entre o ser humano e o meio ambiente. A principal característica desse período da Pré-História foi a prática da agricultura. Os grupos que se sedentarizaram e se tornaram agricultores utilizavam da terra para sobreviver. Eles se tornaram produtores de alimentos. Foi nesse momento que o artesanato se desenvolveu por meio da produção de utensílios domésticos feitos de palha ou argila para armazenar a produção excedente.
Idade dos Metais
Por fim, o último período da Pré-História é a Idade dos Metais. Por volta do ano 6 mil a.C., os metais foram utilizados para a confecção de armas e outros instrumentos. Surgia a figura do artesão, aquele que trabalhava especificamente na produção de objetos feitos dos metais.
Além disso, as primeiras aldeias agrícolas aumentaram a população e se tornaram os primeiros aglomerados urbanos da história. A organização social se tornou mais complexa, e novas formas de trabalho foram surgindo das demandas do momento.
Veja também: Cultura Nok africana – importante estética do povo Nok
Homem pré-histórico
Ao surgir no planeta Terra, há, aproximadamente, 4 milhões de anos, o ser humano procurou se adaptar ao ambiente em que vivia. Observava os animais e a natureza que o cercavam. Se tinha alguma necessidade, logo procurava satisfazê-la. O homem pré-histórico percebeu que, sozinho, não poderia sobreviver. Por isso, buscou unir-se com outros homens para caçar animais de pequeno e médio porte, compartilhar experiências e os primeiros ritos religiosos. Eles eram nômades, estavam em constante busca por lugares melhores para sobreviver.
Quando um animal era abatido, os grupos não apenas consumiam a carne, mas utilizavam toda a carcaça. A pele era retirada e servia de agasalho para os dias mais frios. Os ossos maiores, lascados nas pedras, tornavam-se objetos pontiagudos e serviam de armas. Já os ossos menores serviam de colares para recordar as caças bem-sucedidas do passado. No primeiro momento da Pré-História, tudo era compartilhado com o grupo.