2 As pirâmides são monumentos arquitetônicos conhecidos mundialmente por sua beleza e grandiosidade. No entanto, a sua construção teve um significado aos egípcios, pois tinham a função de:
( ) Enterrar peças sagradas junto ao corpo, seja do escravo ou do faraó, pois em se tratando de cultura do povo egípcio, cabe a todas as classes sociais.
( ) Abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences dos saqueadores de túmulos.
( ) Ser centros de referência onde aconteciam os rituais de mumificação para elevar o espírito do corpo.
( ) Proteger e conservar o corpo mumificado, principalmente do faraó, para que fique intacto para toda a eternidade
Respostas
Resposta:
alternativa D) Proteger e conservar o corpo mumificado, principalmente do faraó, para que fique intacto para toda a eternidade
Explicação:
A morte e o ritual de passagem eram extremamente importantes para os egípcios: a vida seria eterna, e não a morte; esta seria uma passagem para o retorno da vida. Os túmulos eram importantes para a civilização egípcia, pois eles representavam a moradia da vida eterna – quando a pessoa retornasse da morte, o túmulo seria o seu novo lar.
Quando ocorria a morte de algum faraó, todos os seus empregados, sacerdotes, escribas e animais domesticados eram sacrificados e colocados nas pirâmides (túmulos) juntamente com o corpo do faraó. Além disso, todos os objetos valiosos, joias e ornamentos eram colocados na pirâmide. Isso era feito para que o faraó encontrasse todos os seus empregados, sacerdotes, animais e riquezas quando voltasse à vida. Geralmente os túmulos dos faraós eram de difícil acesso para evitar roubos e saques.