Respostas
Resposta:
entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.
Resposta:
Trata-se de um aglomerado complexo, formado por edificações, por espaços de uso comum ou privado, e por vias de acesso e de mobilidade, em que se manifestam os direitos de cada cidadão em nome de um bem comum civilizatório.
Explicação:
A princípio, podemos dizer que a cidade é o conjunto de espaços que abrigam as funções do cotidiano humano – como morar, trabalhar e divertir-se – e que propiciam a troca de produtos, serviços e de ideias.
Conforme cita Sitte (1992, p. 14), o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) já dizia que:
“Uma cidade deve ser construída para tornar o homem, ao mesmo tempo, seguro e feliz”.
Já Mumford (1991) – grande intelectual norte-americano – descrevia a cidade como:
“[...] uma configuração especial direcionada à criação de oportunidades diferenciadas para uma vida comunitária e um significativo drama coletivo”.
Para o historiador (MUMFORD, 1991), a cidade é o “teatro da atividade social”, pois “suas necessidades são definidas pelas oportunidades que ela oferece aos diferentes grupos sociais”.
De acordo com Legates (2003, p. 94, tradução livre):
“[...] o conjunto de edifícios e espaços unificados que se identificam como o lugar da cidade torna-se um símbolo de unificação social de uma comunidade”.