1. até o século xi, havia 4 reinos nas ilhas britânicas: escócia, país de gales, irlanda e inglaterra. em 1066 a inglaterra é invadida pelo francês guilherme, o conquistador, que torna-se rei e assume o título de guilherme i. ocorre a centralização do poder monárquico - a nobreza tem seu poder enfraquecido. guilherme i deu início, na inglaterra, à consolidação dos estados modernos, quais foram essas mudanças? * 1 ponto a)as principais mudanças foram que a burguesia passou a ser detentora das terras de toda a região. esses burgueses eram franceses, da mesma origem de guilherme i. b)as mudanças foram estabelecidas a partir de leis que deram ao rei um poder absolutista. esse fator foi importante para instituir um regime de privilégios aos nobres. c) os senhores feudais foram obrigados a jurar fidelidade ao rei. também foram divididas as terras inglesas em condados. guilherme i, nomeou xerifes para administrar esses condados. d)a consolidação dos estados modernos na inglaterra foi estabele…
Respostas
Resposta:
C E C
Explicação:
Sobre as mudanças ocorridas após a consolidação dos estados modernos na Inglaterra:
C) os senhores feudais foram obrigados a jurar fidelidade ao rei. também foram divididas as terras inglesas em condados. Guilherme I, nomeou xerifes para administrar esses condados.
Após o Guilherme I nomear xerifes para administrar esses condados, os senhores feudais tiveram que jurar lealdade ao rei, além disso, uma boa parte das terras inglesas foram separadas em condados.
Basicamente foram criados novos territórios que foram cedidos aos condes da época, formando novos feudos, logo, mais nobres fieis ao rei da Inglaterra.
Essa é uma estratégia de descentralização de responsabilidades, dessa forma menos território era gerenciado pelo reino, e mais pelos condes, que tinham a sua lealdade jurada ao rei.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/5361119