A parte da riqueza gerada com a extração da borracha que ficou na Amazônia possibilitou a urbanização e o embelezamento de duas de suas principais cidades: Belém e Manaus. Esse movimento passou para a história da Amazônia com o nome de Belle Époque (bela época), inspirada na modernidade da França, que, no século XIX, urbanizou Paris, alargando as ruas, construindo teatros e limpando a cidade. Belém tinha, na época, Antônio Lemos como intendente (prefeito), um maranhense que chegou a Belém em 1870. Foi secretário do Partido republicano e redator do jornal A Província, do Pará.
Alguns anos depois chegou a chefe do partido e dono do jornal. Foi intendente de Belém por mais de doze anos e o principal responsável pela Belle Époque belenense. Pintores, arquitetos, engenheiros, companhias de teatro e de ópera frequentavam a cidade, respirando os aromas da Amazônia e falando francês, na época a língua oficial do mundo ocidental da modernidade. Lemos era um homem de pouca formação escolar, mas de grande visão política. Aproveitando-se do contato com empresas estrangeiras, que exploravam a região, criou um sistema de parcerias, em que as empresas urbanizavam determinadas áreas da cidade e, em troca, exploravam-nas comercialmente.
Começava, então, o alargamento das ruas, a drenagem dos canais e das áreas alagadas, a construção de praças, mercados, fornos de cremação, bosques, etc. Esse modelo de urbanização seguiu o de outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus. A população pobre das cidades recebia uma carta da prefeitura, avisando que teriam um prazo para adequarem suas casas ao nível das ruas que estavam sendo aterradas. Se não pudessem construir uma nova casa, teriam que abandonar o local e mudar-se para um bairro mais distante.
Foi dessa forma que se fez a limpeza da cidade. Tudo o que não agradava os ricos, foi jogado para o subúrbio. tudo em nome da modernidade. Antônio Lemos é considerado uma das figuras políticas mais importantes da Amazônia, pois realizou obras que o imortalizaram. Praça Batista Campos, Praça da república, Avenida Almirante Barroso, Mercado de São Brás, revitalização do teatro da Paz, entre outros exemplos, não deixam dúvidas da força desse homem. Lemos, foi admirado de forma nunca antes vista no estado do Pará. Suas festas de aniversário começavam às 3 da madrugada, com ele recebendo as comissões de líderes das comunidades do interior, que iam à capital levar um presente e dar parabéns ao grande cacique político da Amazônia. Dos mais pobres aos mais ricos, o intendente recebia felicitações. Seu maior rival político foi Lauro Sodré, seu afilhado, que só conseguiu chegar ao poder em Belém após a morte do ilustre padrinho.
REFLETINDO SOBRE A LEITURA
Responda em seu caderno:
O que foi o aviamento?
Quem foi Antônio Lemos?
Quais as principais heranças arquitetônicas da Belle Époque belenense?
Que fatores teriam provocado o declínio do chamado ciclo da borracha?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
.
Explicação:
O aviamento, termo cunhado na Amazônia, é um sistema de adiantamento de mercadorias a crédito. Começou a ser usado na região na época colonial, mas foi no ciclo da borracha que se consolidou como sistema de comercialização e se constituiu em senha de identidade da sociedade amazônica.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás