Alguns animais invertebrados possuem células que não são diferenciadas, ou seja, não pertencem a um tecido específico. Quando eles perdem alguma parte do corpo, essas células podem diferenciar-se para formar novos tecidos, regenerando, assim, a parte perdida. Vários invertebrados têm essa capacidade de regeneração, como as planárias e as estrelas-do-mar. Em alguns animais, as células não-diferenciadas podem se originar de células diferenciadas — como as de um músculo, por exemplo — para então reconstruírem a parte perdida ou amputada.
Baratas, percevejos, grilos e bichos-pau, além de todos aqueles que fazem a metamorfose completa, como as borboletas e os besouros, regeneram seus apêndices (pernas, antenas ou peças bucais) a partir de células indiferenciadas, que ficam próximas ao local da perda. Se um desses animais perde uma perna, a base restante da perna guarda informações para regenerar-se. Nesses grupos, entretanto, a regeneração está restrita aos estágios imaturos, não ocorrendo na fase adulta, pois, a partir dessa etapa, não produzem mais cutículas. O exoesqueleto somente é trocado quando o animal ainda está em crescimento, período em que são possíveis as regenerações de partes do corpo.
julgue como verdadeiro ou falso :
a) Os invertebrados identificados no primeiro parágrafo do texto pertencem, respectivamente, aos filos Platyhelminthes e Porifera, enquanto os do segundo parágrafo são artrópodes da ordem Insecta.
b) Pelo menos um dos invertebrados citados no segundo parágrafo apresenta grande capacidade adaptativa para todos os ambientes, inclusive o aquático.
Respostas
respondido por:
0
RT/ preciso dessa também rtrt
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás