• Matéria: Sociologia
  • Autor: chuletaEcarne
  • Perguntado 4 anos atrás

Poder é toda chance, seja ela qual for, de impor a própria vontade em uma relação social, mesmo contra a relutância dos outros. Max Weber De acordo com o pensamento weberiano:
A a secularização da vida moderna e o consequente desencantamento do mundo são expressões da racionalização ocidental.
B o homem moderno detém menor controle sobre as forças da natureza, em comparação ao domínio que possuía o homem “selvagem”.
C o avanço da racionalidade produz, também, maior revitalização da cultura clássica, o que amplia o alcance das escolhas efetivas disponíveis.
D o desencantamento do mundo é um fato social que atua como força coercitiva sobre as vontades individuais, visando à construção da consciência coletiva.
E o desencantamento do mundo destitui o Ocidente de um elemento diferenciador em relação ao Oriente − as ações sociais dotadas de sentido.

Respostas

respondido por: ladyangewomon
2

Alternativa correta  ( A ). A secularização da vida moderna e o consequente desencantamento do mundo são expressões da racionalização ocidental.

O “desencantamento do mundo” é uma formulação famosa na obra Max Weber. No final de 1917, o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) fez um anúncio ousado: 'O destino de nossos tempos é caracterizado pela racionalização e intelectualização e, acima de tudo, pelo “desencantamento do mundo".

Max Weber argumentou que o processo de racionalização causou o desencanto do mundo moderno. Quando a racionalização oculta todos os mistérios e maravilhas, então o que resta é um mundo desencantado pronto para ser explorado.

O desencantamento weberiano não sinaliza uma falta de encantamento, mas sim descreve a luta de forças concorrentes do encantamento.

Acesse para saber mais:

https://brainly.com.br/tarefa/2786413

https://brainly.com.br/tarefa/24337682

https://brainly.com.br/tarefa/15892485

Anexos:
Perguntas similares