2. A palavra indígena “ebi'u Eté” significa "Alimento Sagrado" na língua guarani. Também é o nome do Livro de receitas lançado pela Associação Indígena Guarani Mboapy Pindó de Aracruz. Marque a alternativa que corresponde ao alimento utilizado para produzir uma bebida fermentada, consumida apenas nos rituais religiosos, que confere força a quem bebe: *
1 ponto
a) A Batata Doce chamada pelos indígenas de “Jatica” que significava fruto enterrado;
b) A mani oca, que segunda a tradição indígena foi um presente da mãe natureza;
c) O milho de pipoca, pois ela possui a força da transformação e da mudança;
d) A abacaxi, fruta sagrada que traz muita energia e limpeza devido sua acidez;
( Não achei Ensino Religioso )
Respostas
1) Em sua última refeição, depois de ter comido um pedaço de pão, Jesus tomou um cálice de vinho, levantou e disse aos apóstolos: “Este é o meu sangue”. Assim, os Católicos repetem esse momento na Santa Missa, onde o padre personifica o Cristo (o pão representa o corpo, e o vinho, o sangue) e repete as palavras proferidas durante a Santa Ceia. Esse momento é chamado de: *:
R: Eucaristia
2) A palavra indígena “ebi'u Eté” significa "Alimento Sagrado" na língua guarani. Também é o nome do Livro de receitas lançado pela Associação Indígena Guarani Mboapy Pindó de Aracruz. Marque a alternativa que corresponde ao alimento utilizado para produzir uma bebida fermentada, consumida apenas nos rituais religiosos, que confere força a quem bebe:
R: A Batata Doce chamada pelos indígenas de “Jatica” que significava fruto enterrado;
Explicação: As respostas são 1- C 2- A
O alimento utilizado para produzir uma bebida fermentada, consumida nos rituais religiosos dos indígenas é: Alternativa A.
- A Batata Doce chamada pelos indígenas de “Jatica” que significava fruto enterrado.
As bebidas indígenas eram inebriantes e protegidas pelos deuses, antes que os conquistadores chegassem às terras americanas, os indígenas sabiam das bebidas alcoólicas obtidas pela fermentação.
Para preparar essas bebidas eles usaram diferentes alimentos, como a batata-doce, e era consumida apenas nos rituais religiosos, porque confere força a quem bebe.
Também faziam bebidas alucinógenas para festas sociais ou religiosas, como a jurema do Nordeste. Com seus ingredientes e técnicas, a gastronomia indígena formaria a base da gastronomia brasileira e lhe daria sua autenticidade, tendo a mandioca como ingrediente nacional.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/41959421