Na sociedade democrática, indivíduos e grupos organizam-se em associações, movimentos sociais e populares, classes se organizam em sindicatos e partidos, criando um contra-poder social que, direta ou indiretamente, limita o poder do Estado.
Marilena Chauí, Convite à Filosofia
Nesse sentido, a importância dos movimentos sociais para as reivindicações de grupos minoritários se dá porque:
a) aumentam da insegurança e o caos social.
b) tornam visíveis suas reivindicações e aumentam sua representatividade.
c) geram de empregos e das movimentações de capital financeiro.
d) enfraquecem das instituições do governo através de críticas e manifestações.
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: b) tornam visíveis suas reivindicações e aumentam sua representatividade.
Explicação:
Em geral, alguns grupos minoritários possuem pouca representatividade política. Assim, sem a atuação de movimentos organizados, muitas demandas correm o risco de serem invisibilizadas, colocando esses grupos à margem do processo democrático.
A importância dos movimentos sociais para as reivindicações de grupos minoritários se dá porque: tornam visíveis suas reivindicações e aumentam sua representatividade (B).
Há variados grupos e representações no espaço brasileiro, a fim de reivindicar seus interesses e princípios no campo político e social. Sua função é manifestar sua posição e dar voz aos seus anseios e às suas causas.
Nesse sentido, os grupos principais no Brasil, são: O movimento negro, além da Frente Negra Brasileira, do Geledés - Instituto da Mulher Negra, da Associação Cultural do Negro e do Teatro Experimental do Negro.
Quanto ao Movimento LGBT, há as Paradas do Orgulho LGBT, o Movimento Homossexual Brasileiro (MHB), o Somos – Grupo de Afirmação Homossexual, dentre outros movimentos em prol dessa causa social.
Com relação ao Movimento pela reforma agrária, tem-se o principal deles: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Contudo, há outros, a saber: o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).
O Movimento de moradia no Brasil é representado pela União de Movimentos por Moradia (UMM), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Frente de Luta por Moradia (FLM), o Movimento de Moradia na Luta por Justiça (MMLJ) e o Movimento de Luta Social por Moradia (MLSM).
Quando o assunto é o combate ao trabalho infantil, tem-se os seguintes movimentos: ChildFund e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Link: brainly.com.br/tarefa/15170874