Respostas
Resposta:
Pesquisas arqueológicas ainda revelam uma longa ocupação e sucessiva desses espaços primitivos. De maneira geral, a localização precisa e a identificação correta tornam-se difíceis pois as "casas fosso" foram cobertas pela erosão e pela ação de outros agentes naturais.
Nas casas fosso sáo registradas as primeiras evidências da prática de agricultura e os restos de cerâmica na região indicam que o grupo indígena tinha capacidade para produzir seus proprios utensílios, partir do barro. O que caracteriza que os grupos humanos abandonaram o nomadismo para se assentar numa área em forma permanente.
Explicação:
Esse tipo de moradia eram espaços domésticos, escavados no solo com ferramentas de madeira e pedra. Apresentavam-se, isoladas ou agrupadas formando aldeias no alto dos morros, lugares escolhidos pela sua fácil drenagem que evitava que a água da chuva as inundasse.
Abraço.
Resposta:
Povo kaingang
Explicação:
Casas subterrâneas do povo Kaingang
Para se proteger do inverno rigoroso que castiga as elevadas regiões do Sul do Brasil, chamados Campos de Cima da Serra, construíam suas casas de forma enterrada, mantendo-as, assim, protegidas dos ventos fortes e gelados que cortam o planalto.