Respostas
Resposta: Inicio -> Alho-Semente -> Ambiente -> Plantio -> Espaçamento -> Adubação -> Produção.
Explicação:
>>> INÍCIO Um tipo de alho é o nobre roxo, que tem valor comercial alto. O outro é o comum (tropical ou seminobre), cultivado por pequenos produtores e vendido em réstias. Escolha a cultivar que se adequa melhor à temperatura e à luminosidade natural do local de plantio. O alho não aceita sombreamento e precisa receber luz direta o dia inteiro.
>>> ALHO-SEMENTE É o bulbilho, ou “dente de alho”, usado para propagação. Evite utilizar o da própria lavoura, pois apresenta perdas de rendimento, devido a deficiências nutricionais, pragas e infecções virais. De preferência, adquira um estoque inicial de bulbilhos livres de vírus para multiplicação, para formar um campo de produção de alho-semente para uso posterior na lavoura comercial.
>>> AMBIENTE Bom desenvolvimento ocorre em locais onde predomina a faixa entre 10 ºC e 15 ºC. A exigência pode ser compensada pela vernalização, processo no qual os bulbos passam por refrigeração em câmara fria por 45 a 60 dias, a uma temperatura entre 3 ºC e 5 ºC, antes do plantio. A técnica permite a plantação de cultivares adaptadas ao clima do Sul em outras regiões do país.
>>> PLANTIO O mais indicado é que o alho seja plantado em solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Em terreno argiloso pesado, o melhor é cultivar em camalhões. O pH ideal do solo é de 6 a 6,5. Entre 45 e 60 dias antes do plantio, faça uma aração profunda com 35 a 40 centímetros e uma ou duas gradagens. Os canteiros devem ser construídos com 1 a 1,2 metro de largura para facilitar os tratos culturais com carreadores de 30 centímetros.
>>> ESPAÇAMENTO Define-se de acordo com o tamanho e o peso dos bulbilhos. Utilize fileiras simples com 20 a 25 centímetros entre linhas ou fileiras duplas, com 30 a 40 centímetros entre as linhas duplas e 10 a 12 centímetros entre as linhas simples. Entre plantas, indica-se de 8 a 10 centímetros. Em sulcos ou covas, no sentido longitudinal ou transversal do canteiro, plante os bulbilhos a uma profundidade de 2 a 3 centímetros.
>>> ADUBAÇÃO Siga orientações a partir da análise do solo. Quando possível, recomenda-se cobertura com capim ou palhada secos. Mantenha o solo úmido na fase inicial de crescimento da hortaliça. À medida que os bulbos estiverem se desenvolvendo, diminua a frequência das irrigações. Cesse totalmente cerca de dez a 20 dias antes de realizar a colheita.
>>> PRODUÇÃO Os bulbos estão maduros após três a nove meses de plantio, de acordo com a cultivar e a região. Colha em dias de sol e pela manhã. Ainda com folhas e raízes, o alho precisa ser curado por três a cinco dias ao sol e, posteriormente, por 20 a 50 dias à sombra. Trançado em réstias ou amarrado em molhos, pendure-o com a rama para cima até tornar-se amarelo-palha. A separação das folhas e raízes dos bulbos (toalete) deve ser feita na embalagem.
Resposta:
.matéria prima (dentes de alho selecionados)
.descascamento
.corte em fatias
.tratamento térmico :branqueamento 80°c por 3 minutos
.secagem em estufa com ventilação a 50-60°c
.embalagem
.armazenamento
Explicação:
bons estudos