Respostas
Na ação Dançando para o Futuro as crianças da comunidade Frei Damião, em Palhoça, encontram na dança o estímulo para desenvolverem relações interpessoais. O Projeto utiliza a dança (ballet) como estratégia para atuação e resulta na parceria entre o Centro de Referência Profissional (CREP) da Unisul e a Ong Dorcas. As aulas são semanais e acontecem na Ong.
Os benefícios que a dança proporciona no desenvolvimento socioemocional já foram mais do que comprovados. Do ponto de vista da psicologia do trabalho não se localizou nenhum projeto que tenha utilizado a dança como estratégia de atuação.
A professora Michelle Natividade, coordenadora do CREP, conta que iniciamos a atuação na Comunidade com a ação “Eu, meu trabalho e meu futuro”, atuando com adultos sobre a inserção no mercado de trabalho. “A partir da sugestão de Eloisa Johann, estudante e extensionista do curso de Psicologia da unidade Pedra Branca, que também é bailarina de formação, surgiu a ação Dançando para o Futuro”, conta.
O Dançando para o Futuro trabalha com crianças de oito a treze anos tendo como foco desenvolver competências interpessoais que são importantes para um melhor convívio em sociedade.
Nesses quase três anos em que o Projeto atua nas comunidades foi possível observar vários avanços. “Notamos que as crianças gostam, ficam muito interessadas para participar da ação. É possível observar mudanças nas competências interpessoais, como comunicação, autonomia, relacionamento interpessoais e liderança”, destaca Eloisa.
Espero ter ajudado <3
- jesus te ama!