Paixão por futebol
A paixão por futebol aproxima as pessoas de modo instantâneo. Gente que nunca tinha se visto antes ao se encontrar num mesmo ambiente e começar a discutir o assunto descobre afinidades imediatas, ou contrariedades eternas, num clima de intimidade que não costuma ser visto em nenhum outro assunto – ou melhor, só comparável às paixões pelos personagens das telenovelas.
O esporte era tido como “preparação para a vida”. Hoje sabemos que ele faz parte da vida, pela importância que as paixões clubísticas têm na vida das pessoas. Hoje elas são a própria vida concreta e não meramente simbólica. O volume de negócios assumiu proporções comerciais inéditas, movimentando um mercado sempre crescente e cada vez mais diversificado de produtos temáticos, que vão além dos materiais esportivos e envolvem as marcas dos clubes em vários outros produtos.
No futebol “clássico”, pense nas décadas entre os anos 50 até 80, o assunto central era o talento, Pelé e Garrincha como símbolos maiores dessa época. Depois disso ficou claro que esquemas táticos, preparação física e o dito “espírito de grupo” eram tão importantes quanto o talento individual. [...]
Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa. E como em toda a cadeia de negócios capitalistas, quanto maior a complexidade dos negócios, mais ela se presta ao monopólio.
Os maiores em torcida, Flamengo e Corínthians, recebem mais dinheiro pelas mesmas transmissões de TV do que os demais clubes que jogam o mesmo campeonato brasileiro.
[...]
1. Qual é o tema abordado no artigo de opinião?
a) As paixões pelos personagens das telenovelas.
b) A paixão que o brasileito tem por futebol.
c) Como o marketing clubístico gera investimentos no futebol.
d) O volume de negócios que movimenta um mercado futebolístico.
2. No texto, o autor apresenta vários argumentos para defender a ideia defendida na tese, há um argumento de comparação em:
a) “Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa.”
b) “Os maiores em torcida, Flamengo e Corinthians, recebem mais dinheiro pelas mesmas transmissões de TV do que os demais clubes que jogam o mesmo campeonato brasileiro.”
c) “No futebol “clássico”, pense nas décadas entre os anos 50 até 80, o assunto central era o talento, Pelé e Garrincha como símbolos maiores dessa época.”
d) “O volume de negócios assumiu proporções comerciais inéditas, movimentando um mercado sempre crescente e cada vez mais diversificado de produtos temáticos,[...]”.
Respostas
Resposta:
1. B)
2. A)
Explicação:
1. Alternativa “B”. O tema abordado no artigo de opinião é a paixão que o brasileiro tem por futebol que pode ser comprovado no primeiro parágrafo no trecho A paixão por futebol aproxima as pessoas de modo instantâneo” e no segundo parágrafo no trecho “Hoje sabemos que ele faz parte da vida, pela importância que as paixões clubísticas têm na vida das pessoas.”.
2. Alternativa “A”. O autor apresenta um argumento de comparação no trecho “Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa.” Reconhecer e identificar os tipos de argumentos é um caminho para estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Resposta:
1- b) A paixão que o brasileito tem por futebol.
2- a) “Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa.”
Explicação: CLASSROOM
1- Alternativa “B”. O tema abordado no artigo de opinião é a paixão que o brasileiro tem por futebol que pode ser comprovado no primeiro parágrafo no trecho A paixão por futebol aproxima as pessoas de modo instantâneo” e no segundo parágrafo no trecho “Hoje sabemos que ele faz parte da vida, pela importância que as paixões clubísticas têm na vida das pessoas.”.
2- Alternativa “A”. O autor apresenta um argumento de comparação no trecho “Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa.” Reconhecer e identificar os tipos de argumentos é um caminho para estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤