Ø Tempo cronológico: é possível reconhecer que cada uma das crônicas está tratando de épocas diferente? Por quê?
Ø Maneiras de tratar o assunto: com o auxílio dos comentários, cada grupo terá a oportunidade de confirmar o jeito e o tom que cada um dos autores escolheu para construir o seu texto e expressar suas ideias.
Ø Que sentimentos ou emoções a crônica nos despertou? Raiva, medo, alegria, impaciência, curiosidade, nostalgia (saudades)?
Ø A linguagem era atual? Era de difícil compreensão? O que ou em que passagens as ideias e a narrativa não ficaram claras.
Ø Qual é o assunto central da crônica?
Ø Qual a personagem ou os personagens que aparecem na crônica? Como eles estão construídos no texto? Qual o olhar do cronista para eles?
Ø O autor fazia parte da situação narrada ou estava como observador, de fora? Quais são as marcas no texto que possibilitam essa percepção?
alguemmmmmmm me ajudaaa
Respostas
Resposta:
1) Resposta esperada. Espera-se que o estudante observe que as crônicas trazem elementos em seu vocabulário e espaço que dizem muito sobre o tempo em que elas foram escritas. Dessa forma, é possível deduzir a época pela linguagem (modo de dizer) e pelo vocabulário utilizados nas crônicas.
2) espera-se que o estudante observe que a crônica possui um tom poético, pois mesmo ao retratar a dura realidade de catadores de lixo, narra a crônica abordando os dizeres das carrocinhas, traz poesia para o texto mostrando um outro lado desta realidade, o próprio título “Catadores de tralha e sonhos” é trabalhado esteticamente.
3) Resposta pessoa.
4) Resposta esperada. Espera-se que o estudante relate que os textos trazem palavras e expressões que eles não conhecem, por se tratarem de textos produzidos em épocas diferentes da que vivemos. É importante que o estudante faça contato com o professor a fim de esclarecer as suas dúvidas.
5) Espera-se que o estudante observe que o assunto central da crônica é sobre objetos que os catadores recolhem em sua rotina.
6) espera-se que o estudante observe que a crônica possui um narrador e dois carroceiros com quem ele conversa rapidamente e são identificados somente pela profissão, sem detalhar características físicas.
7) Espera-se que o estudante observe a presença do narrador independentemente do texto que ele tenha escolhido. Também é necessário observar que o narrador é marcado através da interação que ele faz com o leitor e pelo uso da 1ª pessoa.
Explicação:
E isso , Espero ter ajudado ^•^ ♡
Resposta
1 Sim, é possível reconhecer que cada uma das crônicas está tratando de épocas diferentes, sempre que cada uma esteja falando sobre tempos diferentes; e podem ser identificados através das unidades de medida do tempo.
: 2-
A crônica (texto) com o título "Regra para uso dos bondes" foi criado
por Machado de
Assis. O assunto abordado no texto é sobre um transporte coletivo. De
início percebemos que
existem nada menos de que setenta artigos,mas só 10 foi utilizado, por
exemplo, uma delas
É o "ART. II- Da posição das pernas As pernas devem fazer-se de modo
que ñ constrangam
os passageiros do mesmo banco". Essas regras ou artigos foram criadas
para manter a
ordem ,deixar todos confortáveis em seus acentos, evitar brigas é
desentendimentos, etc. : (3 curiosidade): (4 atual; de difícil compreensão; eram claras.)
: 5 crônica serve pra você criticar situações do dia a dia, você vive uma situação que te faz refletir sobre. A cronica critica o fato que a gente se acomoda com pouco em vez de lutar por coisas melhores, a gente aceita a rotina.
6 Os personagens que aparecem na crônica são: o autor e um velinho que puxava uma carroça juntamente do seu neto.
7-Espera-se que o estudante observe a presença do narrador
independentemente do texto que ele tenha escolhido. Também é
necessário observar que o narrador é marcado através da interação
que ele faz com o leitor e pelo uso da 1ª pessoa
Explicação:
Espero ter ajudado boms estudos ;)