Respostas
Resposta: Historicamente, o Brasil torna-se independente de Portugal em 1808 com a chegada da família real portuguesa. A independência do Brasil se dá num cenário de crise econômica, resultado dos problemas que a processo de transição do regime colonial para o imperial acontecem; a estrutura se consolida de forma a adaptar o modelo colonial a nova realidade imperial.
Com a instituição do Brasil a reino unido de Portugal e posteriormente recebendo o conceito de nação, a transição se dá a partir de um jogo de interesses; Portugal não queria perder o controle de sua maior fonte de renda, porém, o surgimento de um novo país era extremamente interessante para o mercado inglês como consumidor dos produtos e mercadorias britânicas, portanto, a Inglaterra dá uma grande quantia ao Brasil para que o mesmo indenize Portugal pela independência, porém esse dinheiro volta às mãos da Inglaterra já que Portugal possuía um divida gigante com o rei inglês fazendo assim que a rota do dinheiro voltasse às mãos de seu estratégico dono.
O dia 9 de janeiro entra para história como o dia do fico já que dom Pedro decide não partir de volta para Portugal. Em 1922, José Bonifácio é nomeado ministro e o Brasil torna-se oficialmente independente de sua metrópole.
Primeiro reinado
A grande preocupação do império brasileiro era o reconhecimento interno e externo da sua condição de estado independente.
Reconhecimento interno:
Como o Brasil era um país recém-independente, não possuía umaorganização militar e política consolidada que pudesse sufocar possíveis revoltas que surgiram por
causa do ambiente instável, para resolver esse problema, a, o imperador contrata mercenários que a mando da coroa impediam que as províncias se rebelassem.
Reconhecimento externo:
Diferente de outros processos de reconhecimento, o Brasil não necessitou guerrear com sua metrópole para conseguir sua liberdade, o acordo veio por intermédioe diversos acordos que visavam a manutenção de beneficio e a conquista de outros tantos.
O primeiro país a reconhecer a independência brasileira foi os Estados Unidos, seguido pela Inglaterra.
Regência
Com a abdicação de Dom Pedro primeiro, o clima instabilidade aumentou ainda mais somado a uma euforia por parte da população que via na rápida do monarca a oportunidade de mudanças.
Com a abdicação do imperador, surgiram no cenário político três grupos que disputavam o poder:
Os moderados: Acreditavam numa monarquia controlada pelos grandes proprietários de terras.
Os exaltados: Defendiam que as classes urbanas representassem os conceitos e princípios federalistas e republicanos.
Os restauradores: Formado pela classe portuguesa que ainda existia, defendiam a volta do imperador com poderes absolutistas.
Explicação: