Respostas
Foi no século XVI que os jesuítas implantaram o ensino médio nas escolas , já que a metrópole não tinha interesse e nem gastava com a educação dos povos que estavam na colônia. Este tipo de ensino, que durou até o século o XVIII, tinha como base princípios religiosos, principalmente católicos.
Já em 1756, a metrópole portuguesa iniciou a expulsão dos jesuítas. E ao serem expulsos pela coroa portuguesa e substituídos por professores indicados, o ensino passou a abordar assuntos de interesse da metrópole, porém com os mesmos princípios sociais de que só ricos tinha direito à educação.
Já no século XIX, o ensino médio passou a ser de responsabilidade dos estados. Porém, não existia um órgão federal que fiscalizasse a educação. Foi só em 1930, com uma revolução comandada por Getúlio Vargas, que ocorreram as principais mudanças no ensino médio, já que surgiu o Mistério da Educação.
Mas foi a partir de 1988 que o ensino médio passou a atingir a população em grande escala e não apenas os filhos da elite brasileira.
Espero ter ajudado!! (curta e avalie a minha resposta se eu te ajudei)