Abaixo está representado um circuito de malha única formado por gerador(es) e receptor(es) e um resistor. Calcule a intensidade e o sentido da corrente do ccto e a potência total gerada.
*Resposta: I=1,5A// Pot= 45W*
Alguém poderia demonstrar os cálculos?? Eu consegui fazer o da corrente, mas ainda estou em dúvida no da potência total!!
Respostas
Vamos aplicar a Lei de Kirchhoff das Tensões (método das malhas) neste circuito para podermos determinar o valor da corrente e seu sentido.
A LKT diz que a soma das elevações e quedas de tensão em um laço do circuito (malha) resulta em 0, logo:
Como podemos ver, obtivemos um resultado negativo para corrente, isso significa que o sentido considerado (horário) estava incorreto, ou seja, a corrente (convencional) neste circuito vale 1,5A e percorre o circuito no sentido anti-horário.
Precisamos agora determinar a potência gerada no circuito, mas, como o próprio enunciado deixa explícito, temos a presença de geradores e de receptores, logo será necessário primeiro identifica-los.
Nos geradores, a corrente entra pelo polo negativo da fonte (traço menor no desenho), já nos receptores, a corrente entra pelo polo positivo da fonte (traço maior no desenho).
Como a corrente está no sentido anti-horário, podemos afirmar que há dois geradores (E=15V e E=20V) e um receptor (E=10V).
A potência gerada pode ser calculada somando-se a potência de cada gerador no circuito ou, como consequência da LKT, somando-se a dissipação de potência em cada receptor e resistor do circuito. Vou mostrar das duas formas.