• Matéria: Filosofia
  • Autor: Simplxylaura
  • Perguntado 4 anos atrás

No início, não havia tempo, deuses ou pessoas, apenas o mar e a terra. Onde o mar se reuniu a terra, uma égua branca feita de espuma do mar nasceu, chamado Eiocha.

Na terra cresceu um enorme carvalho, e, a fim de permanecer vivo, Eiocha comeu as sementes de espuma do mar daquela árvore. Conforme o tempo passou, as sementes foram transformadas em uma criança dentro dela e ela deu à luz o deus Cernunnos, o deus dos animais e da natureza. As dores do parto eram muito fortes e, em sua agonia, Eiocha rasgou um pedaço da casca da árvore de carvalho e atirou-a ao mar. O pedaço de casca afundou nas profundezas das águas, e a partir dele foram criados gigantes de profundidade.

Cernunnos se sentiu solitário e em menor número, porque havia tantos gigantes do mar e outros deuses com quem poderia compartilhar nada. Portanto, juntamente com Eiocha, eles criaram mais deuses: Maponos, o Deus da Juventude, Tauranis, o deus do trovão, Teutates, o protetor, e Epona, a deusa da fertilidade. Por muitos anos eles foram todos muito felizes juntos, crescendo na terra, mas como o tempo passou, os filhos de Eiocha tornaram-se adultos e ela começou a sentir-se triste com a sua vida na terra. Desejosa de estar de volta ao mar, Eiocha deixou a terra para retornar à sua vida como um maremoto, e ficou conhecido como Tethra, deusa das profundezas.

Com Eiocha ausente, os deuses e deusas, que precisam de alguém para adorá-los, criaram o primeiro homem e a primeira mulher a partir da casca da árvore de carvalho. Cernunnos formou mais animais da árvore: a lebre, a serpente, o corvo, o cão, o veado e o javali. Ele se tornou o deus dos animais, e criou vastas florestas do carvalho para servir de abrigo de seus filhos. Epona fez cavalos, que dedicou à sua amada mãe Eiocha. Os outros deuses tomaram ramos do carvalho: Teutates construiu um arco e flechas, Tauranis fez raios e Maponos criou uma harpa.

Os gigantes de águas profundas, no entanto, não gostavam desse paraíso onde os deuses, as pessoas, os animais e as árvores todas viviam em harmonia, e, vendo como eles eram felizes, logo tornaram-se ciumentos. Sua inveja se transformou em raiva fervente e então eles decidiram atacar os habitantes da terra pacífica e destruir seu paraíso para sempre. À medida que a batalha se desenrolava, a árvore sagrada de carvalho fornecia segurança para os deuses e deusas. Tauranis jogou raios no local onde a terra conheceu o mar, e separou o mar e a terra para sempre. Maponos dividiu o céu e jogou-o aos gigantes. Os gigantes usaram o poder das ondas para a proteção, mas Teutates era um arqueiro habilidoso tal que eles foram finalmente derrotados e expulsos de volta para o mar.

Os deuses olharam para o que restava do paraíso que haviam criado, e ficaram tristes ao ver que, na batalha feroz, quase todos os seres humanos tinham sido mortos. Epona, no entanto, com o seu amor por todas as coisas vivas, conseguiu salvar apenas um homem e uma mulher, que passaram a criar toda a vida humana na Terra. O que é explicado por este mito? Justifique sua resposta. POR FAVOR RESPONDAM !

Respostas

respondido por: brunosouzagome
1

Resposta:

Este mito busca explicar a origem do mundo, dos seres vivos e da humanidade.


Simplxylaura: Oiii! vim saber se você quer ter coroa na sua resposta !
Perguntas similares