Respostas
Resposta:
Como é o tratamento de água no Brasil?
O primeiro passo é realizar a captação da água, ou seja, a retirada de água de rios ou poços. A água de poço terá um tratamento diferente da água retirada de um rio, muitas vezes o processo de tratamento é mais simples.
Após a captação é realizado a adução que é o transporte da água, o qual pode ser por dois caminhos: a água é levada in natura para a Estação de Tratamento de Água (ETA) ou a água já tratada é transportada para o sistema de distribuição.
O tratamento de água, de fato, inicia-se na ETA, lá é realizado o processo de cloração, coagulação (a água recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico e agitação da água para que as partículas fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agrupar), floculação (mistura lenta da água para provocar a formação de flocos com as partículas) e decantação (a água passa por grandes tanques para separa os flocos de sujeira).
Posteriormente a água passará pelo processo de filtragem em tanques compostos por pedras, areia e carvão antracito (retém o resto da sujeira que não foi eliminada no processo anterior), em seguida vem os processos de pós-alcalinização (correção do pH), desinfecção (última adição de cloro, garante que a água chegue livre de bactérias e vírus até o consumidor) e fluoretação (adição de flúor a água).
A água também passará por uma série de testes que incluem: PH, turbidez, quantidade de cloro, temperatura, alcalinidade, metais e cor para enfim chegar ao usuário.