Respostas
Resposta:
Crônica é um dos gêneros textuais de curta duração e que conta uma história ligada ao dia a dia das pessoas, fazendo críticas sobre os acontecimentos. Encontrado em jornais, revistas, rádios e TV; a crônica depende do contexto social do momento para fazer o leitor refletir sobre o cotidiano.
A palavra é derivada do latim chronica e significa narrativa construída em ordem cronológica. A primeira vez que o gênero foi publicado, com o Journal des Débats de Paris, em 1799. Pouco tempo depois ela passou a ser conhecida e publicada em folhetins do Brasil.
Características das crônicas
A crônica é um texto do cotidiano, dos fatos, das atualidades. Ela se parece em muito com o texto jornalístico, mas com a diferença de que faz críticas e reflexões sobre os acontecimentos. A crônica tem vida curta, pois as situações de hoje não são as mesmas de amanhã e o contexto necessário para compreender a narrativa também não será o mesmo.
Esse gênero textual mistura o jornalismo e a literatura. O autor apresenta, na maioria das vezes, sua visão sobre os fatos de forma pessoal e na primeira pessoa. Assim, o texto é escrito com linguagem coloquial e poderá conter um tom crítico, artístico ou até humorístico.
As principais características da crônica serão então:
• Os textos são curtos;
• A linguagem é simples e despojada;
• Apresentação de acontecimentos do dia a dia;
• Faz crítica indireta ou reflexão sobre determinada situação;
• Criado para prender a atenção do leitor.
Tipos de crônicas
A crônica é um gênero textual caracterizado pela narração; com enredo, personagens, clímax. Entretanto, a crônica também poderá ser apresentada no formato de outros tipos de textos. Observe abaixo os principais tipos de crônicas e suas características.
Narrativa
É o formato mais comum de crônica. É um texto narrativo escrito em 1ª ou 3ª pessoa do singular. Normalmente é confundida com o conto (texto que apresenta histórias fantasiosas), mas que se difere deste pelos temas ligados aos fatos diários de uma cidade. Ação, humor, crítica aparecem em sua estrutura. Observe abaixo o trecho de "O momento em que sua filha descobre a verdade sobre você", de Gregório Duvivier, publicado no Jornal Folha de São Paulo, em 22 de abril de 2018: