Respostas
Os cordados (filo Chordata) são animais que apresentam simetria bilateral, triblásticos (possuem três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme), celomados (apresentam celoma: cavidade corporal revestida por tecido derivado da mesoderme), e deuterostômios (blastóporo dá origem ao ânus). Eles se destacam, ainda, por apresentarem, pelo menos durante um estágio do desenvolvimento, as seguintes características:
Notocorda - é uma haste flexível, presente entre o tubo digestório e o cordão nervoso, que percorre o eixo longitudinal do corpo do animal e atua garantindo a sustentação corporal.
Cordão nervoso dorsal oco - esse cordão nervoso oco desenvolve-se no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) nos vertebrados.
Fendas faringianas - essas fendas atuam garantindo que a água entre pela boca e saia do corpo do animal sem que entre no sistema digestório.
Cauda muscular pós-anal - Nos cordados observa-se uma cauda que se estende após o ânus. Em muitas espécies aquáticas, ela auxilia na movimentação. Em outras espécies, no entanto, a cauda desaparece durante o desenvolvimento.
Os grupos
Cephalochordata, Urochordata e Vertebrata são os três subfilos que compõem filo Chordata. Urochordata e Cephalochordata incluem organismos invertebrados marinhos e relativamente simples quando comparados com os vertebrados. O subfilo Vertebrata, por sua vez, inclui organismos bastante conhecidos, como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
.
.
.
.