• Matéria: Ed. Física
  • Autor: danieleamorimcosta01
  • Perguntado 4 anos atrás

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA _ Aula 1 DADOS DO(A) ALUNO(A): NOME: MATRÍCULA: CURSO: POLO: PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): ORIENTAÇÕES GERAIS: • O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e • concisa; • O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema; • Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado); • Tamanho: 12; Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm; • Espaçamento entre linhas: simples; • Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). TEMA DE AULA: ARTROLOGIA RELATÓRIO: 1. Identificar as articulações, estruturas e componentes articulares abordados em aula. TEMA DE AULA: MIOLOGIA RELATÓRIO: 1. Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções. . TEMA DE AULA: SISTEMA DIGESTÓRIO RELATÓRIO: 1. Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções. TEMA DE AULA:CARDIOVASCULAR RELATÓRIO: 1. Identificar as principais veias e artérias do corpo humano. 2. Identificar as partes que compõem o coração. TEMA DE AULA:OSTEOLOGIA RELATÓRIO: 1. Identificar os principais ossos componentes e suas funções(esqueleto, pé, mão)

Respostas

respondido por: julianablenkcastro
92

Resposta:

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA _ Aula 1

DADOS DO(A) ALUNO(A):

NOME: Riquelme Silva Castro MATRÍCULA: 01462305

CURSO: Enfermagem  POLO: UNINASSAU (UNAMA - Boa Vista / RR)

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Luciano Mello

ARTROLOGIA

      A Artrologia é a parte da Anatomia que estuda as articulações. A união de duas ou mais estruturas, podendo ser ossos, cartilagens ou tecido fibroso, que permitirá ou não movimentos entre duas peças ósseas, de acordo com o tipo de tecido e as características próprias das articulações.  

     Existem vários tipos de articulações no nosso corpo, as mais básicas são as articulações fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

     A articulação cartilaginosa, também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. A articulação cartilaginosa (fibrocartilaginosa) sínfise, se encontrar na área da externo costal onde é responsável pelo movimento caixa torácica do nosso corpo, também entre a coluna vertebral, e no quadril, denominada sínfise púbica.  

     As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso também conhecido como ligamento sutural. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula. No crânio, a articulação fibrosa une os ossos parental com ossos feutal formando estruturas chamadas suturas. As suturas são encontradas principalmente no crânio de bebês, onde permitem que esse crânio se encurte no momento do parto permitindo a passagem no canal vaginal. Esse tipo de articulação no crânio do bebê também permite absorver impactos evitando lesões no sistema nervoso central.

     A articulação sinovial é também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial. Diferentemente das outras formas de articulação, as peças articuladas unem-se por meio da cápsula articular, onde o líquido está localizado. As articulações sinoviais movem-se de várias maneiras e podem ser encontradas. Entre os movimentos realizados por esse tipo de articulação, podemos citar a flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, inversão, refração, elevação e depressão.

MIOLOGIA

      Miologia é a parte da anatomia que estuda o Sistema Muscular.

O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem

cerca de 600 músculos no corpo humano. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, rir, respirar e etc. Além da funcionalidade motora, os músculos também são

responsáveis pela manutenção do metabolismo, proteção, geração de calor e

armazenamento de energia na forma de glicogênio e proteínas.  

    Temos três tipos de musculaturas diferentes em nosso corpo, o músculo estriado esquelético, o músculo cardíaco (miocárdio) e o músculo liso (sistema nervoso).  

    O músculo estriado esquelético tem uma capacidade de transmissão de movimento voluntário, responsável pela locomoção humana. Esse tipo de músculos podem ter vários formatos, circunferencial, plano, em leque, etc, que podem ser classificados quanto a sua localização, na qual se classifica em músculos superficiais ou cutâneos e músculos profundos ou aponevróticos. Os músculos superficiais ou cutâneos, encontra-se logo abaixo da pele, na face, os músculos óscipto frontal, orbicular, zigomático maior e menor, risório, músculos depressores, etc, que são aqueles músculos que circundam orifícios, possuindo inserções na parte profunda da derme. Já o segundo tipo (músculos profundos) encontram-se abaixo de bainhas aponevróticas de revestimento. A maioria desses músculos possui inserções ósseas, sendo, portanto, parte integrante do sistema de locomoção dos seres humanos. Podemos encontrar também esse tipo de músculo, ligados à órgãos dos sentidos, ou em associação com órgãos do sistema digestivo.  

Explicação:

Perguntas similares