Explique o que foi o coronelismo. De que forma os coronéis exerciam influência política nas suas fazendas e cidades?
Respostas
Resposta:
O coronelismo foi uma instituição política que persistiu durante a República Velha (1889 - 1930) no Brasil, por meio do qual o poder político era exercido por parte dos latifundiários brasileiros e as eleições eram sistematicamente fraudadas.
Exerciam o seu poder por meio da coerção política, tanto por meio da violência quanto dos subornos, controlando a população local de modo a garantir que os interesses dos oligarcas (os latifundiários e pioneiros industriais brasileiros) se sobrepusessem aos da maioria.
Era por meio deles que o poder central era exercido no interior do Brasil, as rebeliões eram aplacadas e a economia nacional (e as eleições locais) ocorriam de modo a perpetuar o sistema vigente.
Resposta:
O Coronelismo se caracteriza pelo controle da política por um pequeno grupo de privilegiados que definem os rumos políticos de uma cidade ou região, utilizando-se muitas vezes de meios ilegais.
O domínio dos coronéis consistia em controlar os seus eleitores, todos eles tinham o seu “curral” eleitoral, ou seja, os eleitores eram obrigados a votar sempre nos candidatos impostos por eles – este voto era conhecido como “voto de cabresto”.
Eles exercem o poder por meio da coerção política (incluindo violência e suborno) e controlam os residentes locais para garantir que os interesses dos oligarcas (latifundiários e pioneiros industriais no Brasil) sejam superiores aos interesses da maioria.