Vale ainda mencionar a indispensável contribuição indígena para a vitória espanhola sobre os impérios inca e mexica. As negociações entre os caciques e os conquistadores contribuíram para agigantar as tropas sob comando espanhol. [...] Por vezes os índios recorreram às táticas e armas de ferro dos forasteiros para vencer seus próprios vizinhos. Inimiga de Montezuma, a cidade de Tlaxcala concedeu aos invasores os subsídios e tropas necessárias para Cortés se apoderar do grande império mexica. [...] Pizarro e Cortés serviram, então, aos chefes indígenas como trunfo para derrotar seus inimigos. Ronald Raminelli. A era das conquistas: América espanhola, séculos XVI e XVII. FGV Editora, 2013. p. 12-13.
Com base no texto e em seus conhecimentos, podemos afirmar que:
a) a luta contra a opressão espanhola foi generalizada,
uma vez que os grupos indígenas eram muito unidos.
b) a superioridade numérica e tecnológica espanhola garantiu acordos com grupos menores de indígenas, forçados a lutarem contra seus aliados pela sobrevivência.
c) a queda dos impérios Asteca e Inca despertou nos indígenas o sentimento de união contra o inimigo comum,
que levou à resistência e a lutas por todo o continente.
d) a conquista contou com o apoio de grupos indígenas
que viram nos invasores a oportunidade de se libertar
da dominação dos impérios Inca e Asteca.
e) a vitória espanhola se apoiou na aliança com os impérios Inca e Asteca, que em troca de ouro submeteram outros grupos indígenas ao domínio espanhol.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
LETRA E
Explicação:
A vitória espanhola se apoiou na aliança com os impérios Inca e Asteca, que em troca de ouro submeteram outros grupos indígenas ao domínio espanhol :)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás