5) Escreva que tipo de reprodução assexuada os organismos abaixo realizam
a) Bactérias:
b) Protozoário causador da Malária:
c) Protozoários:
d) Fungos:
e) Algas:
f) Esponjas:
g) Abelhas:
h) Corais:
i) Mandioca:
Respostas
Resposta:
⦁ Bactérias: A reprodução das bactérias é por reprodução binária. Nesse processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e divide-se em duas.
⦁ Protozoário causador da Malária: Plasmodium malariae, um esporozoário.
⦁ Protozoários:Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos.
⦁ Fungos:A reprodução assexuada no Reino Fungi acontece através de esporos que são as células haploides. Esse processo é chamado de esporulação e ocorre quando o fungo libera os esporos (quando estão em condições favoráveis) e essas germinam e formam um novo micélio. Esse, por sua vez, é a parte vegetativa do fungo.
⦁ Algas:As algas, tanto as unicelulares como as multicelulares, apresentam reprodução assexuada e sexuada. Nas algas unicelulares a reprodução assexuada ocorre por divisão binária, com um indivíduo dando origem a dois outros.
⦁ Esponjas:As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.
⦁ Abelhas:Os machos das abelhas, vespas e formigas surgem pela partenogênese de óvulos não fecundados, portanto são haplóides, enquanto as fêmeas são diplóides.
⦁ Corais:Os corais podem se reproduzir tanto de forma assexuada como sexuada. Os tipos mais comuns de reprodução assexuada se dão por meio da produção de larvas não fertilizadas do próprio indivíduo, por brotamento de um pólipo que se separa do pólipo parental ou pela fragmentação das colônias
⦁ Mandioca:A mandioca, ao longo do tempo, vem sendo propagada vegetativamente pela interferência humana, contudo manteve a reprodução sexuada ativa, promovendo a amplificação da variabilidade genética e possibilitando aos melhoristas selecionar genótipos de maior importância agronômica.
Explicação:Confia <3