• Matéria: Artes
  • Autor: zsonicgamer7592
  • Perguntado 4 anos atrás

O que relatava a igreja católica com relação a Peste Negra que vitimou mais da metade da população europeia durante o século XIV?​

Respostas

respondido por: vitorluiz1902
0

Resposta:

A Peste era transmitida por pulgas "hospedadas" em ratos, e como não havia higiene na época, era comum ter ratos pelas ruas, etc. Então foi facil a propagação da doença que matou mais de 25 milhões de pessoas da população européia.

Regiões como a Mongólia, parte da China, Síria, Mesopotâmia e Egito teriam sido atingidas no começo do século XIV, causando a morte de cerca de 24 milhões de pessoas nesses locais|1|.

A peste negra é como ficou conhecida a peste bubônica, doença causada pela bactéria Yersinia pestis, que atingiu o continente europeu em meados do século XIV. Os historiadores acreditam que a doença surgiu em algum lugar da Ásia Central e foi levada por genoveses para o continente europeu.

O resultado foi catastrófico, pois a doença atingiu praticamente todo o continente e resultou na morte de milhões de pessoas. As estimativas mais tradicionais falam que cerca de 1/3 da população europeia morreu por causa da crise de peste negra, mas algumas estatísticas sugerem que a quantidade de mortos possa ter ultrapassado a metade da população europeia.

respondido por: sofiamoreno
1

Resposta:

No século XIV a Igreja Católica ainda predominava na Europa. Dessa forma, os fiéis procuravam a resposta na figura divina. A instituição religiosa, por sua vez, culpava os judeus, afirmando que a punição era para este grupo. Os padres abençoavam as pessoas infectadas, pois acreditavam que era um castigo de Deus.

A peste negra afetou o imaginário dos europeus, fazendo a ideia da morte ficar ainda mais presente em seu cotidiano. Havia a crença de que a epidemia era um castigo divino, pensamento que era reforçado pelos castigos que a Igreja Católica pregava aos pecadores, desde a Alta Idade Média.

Perguntas similares