Para a filósofa Hanna Arendt, educar é um modo de apresentar o mundo tal qual ele bem como de exigir das futuras gerações uma responsabilização pelas coisas do mundo. Ao mesmo tempo em que possibilita a inserção das crianças no mundo social e político, sendo a responsável pela transmissão da tradição, a educação deve permitir aos mais jovens a reformulação do mundo tal qual se encontra. Por um lado, todo processo educativo é injusto, argumenta Arendt, uma vez que aqueles que serão educados não puderam escolher qual mundo irão herdar, devendo obrigatoriamente se responsabilizar pelos erros de outros.
Analisando a assertiva acima, pode-se afirmar que:
a. A transmissão de valores não precisa de uma justificativa racional, uma vez que o projeto educativo não necessita ser discutido com as gerações que devem ser educadas.
b. O objeto dos projetos educacionais é moldar as ações dos agentes políticos de modo que eles possam se adequar ao antigo mundo sem contestação.
c. Por se tratar de um processo destinado à introdução dos jovens no mundo político, a educação obrigatoriamente acaba por se basear no universo das ações humanas.
d. Os valores herdados pelas novas gerações foram construídos com base em valores morais imutáveis e, portanto, universais.
e. O processo educativo, uma vez responsável pela transmissão dos valores das antigas gerações, não deve exigir qualquer forma de responsabilidade dos jovens.
CacoSP:
Conseguiu a resposta?
Respostas
respondido por:
5
Resposta correta:
C. Por se tratar de um processo destinado à introdução dos jovens no mundo político, a educação obrigatoriamente acaba por se basear no universo das ações humanas.
Explicação: Acertei todas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás