mesmo que a independência oficial do México tenha ocorrido no ano de 1821, a população do país a comemora como se ela tivesse ocorrido em 1810, por que?
Respostas
A população do México comemora a Independência do país como se ela tivesse ocorrido em 1810 porque foi esse o ano em que o padre Hidalgo iniciou o movimento de independência da então colônia.
A população do México comemora a Independência do país como se ela tivesse ocorrido em 1810 porque foi esse o ano em que o padre Hidalgo iniciou o movimento de independência da então colônia.
Hidalgo começou seus trabalhos de conscientização da população na cidade de Guanajuato , onde passou a reunir indígenas, mestiços, negros e criollos, o que resultou no surgimento do movimento de independência do México.
A declaração de independência mexicana ocorreu em 1810, mas no ano seguinte os revoltosos foram vencidos e Hidalgo foi fuzilado. A independência só viria a ocorrer em 1821.
Para mais sobre a Independência na América Espanhola.
Os planos independentistas foram descobertos pelo governo central, sendo os conspiradores alertados por Josefa Ortíz de Domínguez, esposa do Corregedor de Querétaro, de que havia ordens de captura emitidas contra eles. Pressionado por estes novos acontecimentos, Hidalgo decidiu iniciar imediatamente a luta pela independência, na manhã do dia 16 de Setembro de 1810 (sendo esta a data em que o México celebra a sua independência). Os sinos tocaram a rebate chamando a população a quem Hidalgo pediu que se juntassem à luta contra o governo espanhol e peninsulares, com o seu famoso Grito de Dolores: ”Viva a Virgem de Guadalupe! Morte ao mau governo! Viva Fernando VII!”. A população respondeu entusiasticamente e de imediato uma multidão começou a marchar em direcção à capital regional, Guanajuato. Os mineiros de Guanajuato juntaram-se aos trabalhadores de Dolores no massacre de todos os peninsulares que ofereceram resistência, incluindo o intendente, dirigente colonial na região.
A partir de Guanajuato as forças independentistas marcharam até à Cidade do México depois de terem capturado Zacatecas, San Luís Potosí e Valladolid. Em 30 de Outubro de 1810 foram enfrentados pelas forças realistas em Monte de Las Cruces e apesar da vitória dos independentistas, estes perderam o impulso inicial, fracassando na sua intenção de tomar a Cidade do México. Após várias vitórias, as forças insurgentes dirigiram-se em direcção ao norte, com destino ao Texas. Em Março do ano seguinte, os insurgentes foram emboscados e feitos prisioneiros em Monclova, no estado de Coahuila. Hidalgo, sendo sacerdote, foi julgado pela Santa Inquisição e declarado culpado de heresias e traição, sendo condenado à morte. Seria fuzilado no dia 31 de Julho de 1811. O seu corpo seria depois mutilado e a sua cabeça exposta publicamente em Guanajuato, como advertência aos possíveis insurgentes.