Respostas
Resposta:
Explicação:
O tecido ósseo é composto por um conjunto de células, são células ósseas os osteócitos e os osteoblastos, os quais são associados a outras estruturas, como a matriz óssea, que consiste em um material encontrado no exterior das células ósseas e que tem como função proporcionar nutrição ao tecido ósseo, pois a matriz é rica em cálcio.
Assim como o cálcio, outros minerais são essenciais para o desenvolvimento adequado do tecido ósseo, como o fósforo, citrato, magnésio, potássio e sódio. Além dos minerais, também participam da composição nutritiva da massa óssea, as vitaminas e proteínas. É importante adiantar que a escassez ou o excesso de qualquer destes nutrientes podem interferir na saúde da massa óssea.
Dessa forma, o nível de minerais presentes em uma amostra de tecido ósseo proporciona um resultado chamado de Densidade Mineral Óssea (DMO), ou seja, quando a DMO está baixa, significa que a matriz óssea está pouco mineralizada.
Sabendo destas informações prévias, é possível compreender a respeito da denominada osteopenia, portanto, acompanhe o texto para saber do que se trata, quais suas causas, sintomas e tratamento