Respostas
Resposta:
7Os Gleissolos (G) são solos minerais, hidromórficos, desenvolvidos de sedimentos recentes não consolidados, de constituição argilosa, argilo-arenosa e arenosa, do período do Holoceno. Podem ocorrer com algum acúmulo de matéria orgânica, porém, com o horizonte glei iniciando dentro de 50 cm da superfície, ou entre 50 e 125 cm, desde que precedido por horizontes com presença de mosqueados abundantes e cores de redução. Compreende solos mal a muito mal drenados e que possuam características resultantes da influência do excesso de umidade permanente ou temporário, devido a presença do lençol freático próximo à superfície, durante um determinado período do ano. Apresentam um horizonte subsuperficial de coloração acinzentada, cinzenta, com mosqueados amarelados ou avermelhados, oriundos da oxidação do ferro na matriz do solo, em consequência dos fenômenos de oxi-redução. São solos bastante diversificados em suas características físicas, químicas e morfológicas, devido às circunstâncias em que são formados, de aporte de sedimentos e sob condição hidromórfica. Podem ser eutróficos, distróficos, com argilas de atividade alta ou baixa, acidez moderada a forte. De um modo geral, apresentam sequência de horizontes A ou Ag, Cg; A, Big, Cg; A, Btg, Cg; H (menor que 40 cm), Cg. O horizonte A comumente é do tipo moderado ou proeminente.
Foto: Manoel Batista de Oliveira Neto,2011
Figura 1. Gleissolo.
Distribuição nas paisagens – ocupam os ambientes de várzeas úmidas e baixadas mal ou muito mal drenadas, em relevo plano sob vegetação de campos higrófilos e hidrófilos de várzea que são sujeitos a períodos longos de alagamentos e, com menos frequência, a floresta perenifólia de várzea.
Foto: Manoel Batista de Oliveira Neto,2011
Figura 2. Ambiente de ocorrência do Gleissolo.
Uso atual - Estes solos são mais cultivados com cana-de-açúcar e, em menores proporções, com arroz, algumas culturas de subsistência, pecuária de bovinos, caprinos e bubalinos, que tem como suporte alimentar as pastagens naturais ou plantadas.
Potencialidades e limitações - Os Gleissolos apresentam limitações ao uso agrícola, devido à presença de lençol freático elevado e ao risco de inundações ou alagamentos frequentes. Apresentam em geral, fertilidade natural baixa à média, limitação moderada a forte ao uso de máquinas agrícolas, em condições naturais, devido o excesso d'água. Após drenados e corrigidas as deficiências químicas, esses solos prestam-se principalmente para pastagens, culturas anuais diversas, cana-de-açúcar, bananicultura e olericultura, entre outras.
Veja também
Tenha a Agência
EMBRAPA de Informação
Tecnológica no seu site!
Buscar
Refine sua pesquisa usando a
BUSCA AVANÇADA.
Hiperbólica
Hipertexto
Links
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Embrapa Solos UEP Recife
Instituto Agronômico de Pernambuco
Pasta de documentos
Adicionar
Visualizar
Explicação:
vai ter que ler um pouquinho
espero ter ajudado!☺️