Pesquisa sobre: Saberes e técnicas das Sociedades Africanas e Americanas com no mínimo 10 linhas.
por favor gntt
é p hjj!!
Respostas
Resposta:
A África é o berço da civilização. De acordo com renomados cientistas foi no continente africano que surgiu o primeiro ancestral do ser humano.
Devido a sua ancestralidade, a África é rica em saberes e técnicas que foram compartilhadas com as sociedades americanas e europeias, como
cultura
economia
dança
culinária
Podemos citar como exemplo a construção das pirâmides do Egito, uma obra arquitetônica considerada uma das sete maravilhas do mundo.
Quando aos saberes e técnicas da sociedades americanas, podemos citar a forte influência dos indígenas e de suas crenças e tradições ligadas a natureza.
ABRAÇO!
Resposta:
Sociedades Africanas:
As sociedades africanas tradicionais (ou pré-coloniais) tinham em suas atividades econômicas uma das formas de sobrevivência, de acordo com o meio ambiente em que viviam, de suas necessidades materiais e espirituais, e de toda uma tradição anterior de várias técnicas e tipos de produção. Havia muitos povos nômades, que precisavam se deslocar periodicamente, e havia povos sedentários, que fundando seus territórios, chegaram a constituir grandes reinos, desenvolvendo atividades econômicas produtivas, tanto de bens de consumo como de bens de prestígio (em que se destacam várias de suas artes de escultura e metalurgia). O que a história oficial procurou velar é que os africanos desenvolveram várias formas de governo muito complexas, baseando-se seja em uma ordem genealógica (clãs e linhagens), seja em processos iniciáticos (classes de idade), seja, ainda, por chefias (unidades políticas, sob várias formas). Algumas grandes chefias, consideradas Estados tradicionais, são conhecidas desde o século IV (como a primeira dinastia de Gana), mesmo assim posteriores a grandes civilizações, cuja existência pode ser testemunhada pela arte, como a cerâmica de Nok (Nigéria), datada do século V a.C. ao II século d.C. Aliás, ela é uma das produções mais atingidas pelo tráfico do mercado negro das artes na África que coloca em risco toda uma história ainda não completamente estudada
Sociedades Americanas:
Até o século XV, o continente americano era controlado por algumas sociedades nativas, como os Incas, os Maias e os Astecas.
As sociedades americanas pré-colombianas viveram no Continente Americano até o século XV, quando as grandes navegações começaram a explorar novos territórios, o que levou, com o tempo, à extinção de quase todas as civilizaçõs nativas. Antes da chegada dos espanhóis à América, o continente era habitato por três grandes sociedades: os Maias, os Incas e os Astecas.
As sociedades americanas pré-colombianas eram complexas, ricas em conhecimento, diversidade cultural e técnicas de cultivo. Elas também eram bastante avançadas na ciência. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma dessas sociedades.
Espero ter ajudado :)