1. A sociedade medieval era marcadamente cristã e se fazia presente em vários aspectos da vida cotidiana. Considerando tal informação, assinale a alternativa que explica as origens da Igreja Católica. *
1 ponto
a) Durante a lenta e profunda crise vivida pelo Império Romano, a vida na Europa se desorganizou e suas populações foram tomadas pela insegurança e pelo medo. A Igreja Católica era a única instituição capaz de oferecer proteção e ajuda a essas populações.
b) A Igreja Católica provocou crises e insegurança na passagem da Antiguidade para a Idade Média, desorganizando a vida das populações.
c) A Igreja Católica se originou no período moderno, quando o papa fortaleceu o seu poder sobre todas as populações da Europa.
d) Por meio do Édito de Milão, o imperador Constantino proibiu a liberdade de culto aos cristãos, promovendo a origem da Igreja Católica.
2. Na sociedade medieval, o clero era composto pelo papa, cardeais, bispos, padres e monges, mas nem todos tinham o mesmo poder. Ao longo da Idade Média os papas adquiriram grande poder e interferiram em diferentes aspectos da sociedade. Sobre o poder do papa, assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a) Durante a Idade Média, a Igreja Católica não interferia em nenhum aspecto da vida da população. O poder político ficava limitado aos rei ou as rainhas.
b) O papa possuía grande poder político durante a Antiguidade, porém, com a passagem para a Idade Média, a crise enfrentada pela Igreja Católica fez seu poder diminuir.
c) Na Idade Média o papa, os cardeais, os bispos, os padres e os monges possuíam todos os mesmos poderes, mas não interferiam nas decisões políticas.
d) Na sociedade medieval, o papa era reconhecido como herdeiro e representante do apóstolo Pedro, tido como o primeiro bispo de Roma. Ao longo da Idade Média os papas adquiriram grande poder e interferiram em questões políticas.
Respostas
Sobre a presença e participação da Igreja Católica e do papado na história da humanidade, temos as seguintes questões:
1. a) Durante a lenta e profunda crise vivida pelo Império Romano, a vida na Europa se desorganizou e suas populações foram tomadas pela insegurança e pelo medo. A Igreja Católica era a única instituição capaz de oferecer proteção e ajuda a essas populações.
A Igreja Católica se tornou a principal instituição cristã da Europa a partir da expansão do feudalismo e do fim do Império Romano. Nota-se uma semelhança entre a santíssima trindade e a organização social medieval que se dava em clero, nobreza e servos.
A vida terrena era tida como a vida pecadora, período em que o homem deveria buscar se redimir por seus pecados para alcançar a vida eterna e o perdão divino. E quem regia essas regras era a Igreja Católica, que por meio de seus dogmas conseguiu organizar a sociedade.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/38299108
2. d) Na sociedade medieval, o papa era reconhecido como herdeiro e representante do apóstolo Pedro, tido como o primeiro bispo de Roma. Ao longo da Idade Média os papas adquiriram grande poder e interferiram em questões políticas.
Na idade medieval, a sociedade era estruturada em três poderes: clero, nobreza e massa. O clero era composto por representantes religiosos mais precisamente da Igreja Católica, que tinha como representante principal o Papa, herdeiro divino e representante do apóstolo Pedro.
Historicamente, a Igreja Católica é conhecida pelas interferências em questões políticas e muitos acordos com monarcas, para que ambos pudessem manter seu poder e benefícios.
Essa posição só passou a mudar com a reforma protestante, em que a sociedade adquiriu maior acesso às informações, bem como à Bíblia traduzida, e passou a questionar muitas práticas da Igreja.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/38148463
1)a
2)d
Fiz no classroom