. (Ifsp 2011) O problema que atemorizava os EUA, cujos efeitos foram desemprego e baixos salários, referido pelo presidente Roosevelt, era: *
1 ponto
a) a Primeira Guerra Mundial, em que os EUA lutaram ao lado da Tríplice Entente contra a Tríplice Aliança, obtendo a vitória após três anos de combate. Entretanto, a vitória não trouxe crescimento econômico, mas, sim, desemprego e fome.
b) a Segunda Guerra Mundial, quando os norte-americanos lutaram ao lado dos Aliados contra o Eixo nazifascista. Embora vencedores, o ônus financeiro da guerra aliado ao fracasso na venda de bônus de guerra.
c) a Guerra do Vietnã, quando os EUA apoiaram o Vietnã do Sul contra o avanço comunista do Vietnã do Norte, tendo gasto milhões de dólares em uma guerra infrutífera.
d) a depressão de 1929, causada pela existência de uma superprodução, acompanhada de um subconsumo, crise típica de um Estado Liberal após a manutenção dos Estados Unidos da América em um aumento constante de produção visando alimentar o mercado europeu.
e) a primeira Guerra do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kuwait e os Estados Unidos da América , na defesa de seus interesses petrolíferos, invadiram o Iraque na defesa de seu pequeno estado aliado.
Respostas
Resposta:
1. D) a depressão de 1929, causada pela existência de uma superprodução, acompanhada de um subconsumo, crise típica de um Estado Liberal após a manutenção dos Estados Unidos da América em um aumento constante de produção visando alimentar o mercado europeu.
2. B) o descompasso entre a produção e o consumo no mercado dos EUA, e a diminuição das exportações desse país para a Europa, o que gerou aumento dos estoques de produtos agrícolas e industrializados e a queda brusca do valor das ações das empresas no mercado financeiro.
Explicação:
Google Classroom
O problema que atemorizava os EUA, cujos efeitos foram desemprego e baixos salários, referido pelo presidente Roosevelt, está de acordo com a letra D) a depressão de 1929, causada pela existência de uma superprodução, acompanhada de um subconsumo, crise típica de um Estado Liberal após a manutenção dos Estados Unidos da América em um aumento constante de produção visando alimentar o mercado europeu.
A depressão de 1929, também conhecida como "Crise de 29", foi um colapso financeiro sem precedentes na história. Até os dias atuais, é o maior do sistema capitalista.
Primeiramente, a crise se iniciou nos Estados Unidos da América, porém, se alastrou pelo resto dos países que possuíam o capitalismo como sistema econômico.
O "American Way of Life", também chamado de "estilo de vida americano", surgiu no início do século XX, e era um estilo de vida baseado no consumismo exagerado. No entanto, após a Primeira Guerra Mundial, o consumo teve de ser bastante reduzido.
Como o país teve que produzir de forma exagerada no período de guerra, a diminuição no ritmo após o fim do período consequentemente levou à diminuição de lucro das empresas, o que acarretou em uma forte onda de desemprego.
Com isso, as dívidas e a taxa de desemprego dos cidadãos norte-americanos foram aumentando ao longo dos anos 1920, até que em 1929 o mercado financeiro incendiou a crise definitiva.
Veja mais sobre a Crise de 1929 em:
https://brainly.com.br/tarefa/226150