Respostas
Resposta:
1. Atente-se à estrutura básica de uma introdução
A primeira etapa para contextualizar o tema com eficiência é estruturando a introdução da forma mais adequada. Ou seja, seguindo as recomendações básicas para apresentar ao leitor exatamente o que ele pode esperar do seu TCC.
Portanto, apresente o tema e o contexto em que ele se insere, que deve ser complementado com a apresentação do problema a ser respondido ao longo do texto.
Além disso, é fundamental explicar quais vão ser as metodologias utilizadas no projeto para conseguir alcançar os objetivos traçados. Na prática, quais vão ser os assuntos levados em análise para responder as perguntas propostas inicialmente.
Ao caprichar na introdução, você já conquista a confiança do leitor e ele passa a entender exatamente o que vai ser encontrado no texto.
Explicação:
Ao fazer isso, a sua etapa de produção do estudo também é beneficiada, já que você passa a entender com mais facilidade quais assuntos e tópicos devem ser abordados para o seu objetivo final.
Como trata-se de um texto mais longo, é muito comum ter medo de não entregar a quantidade exata de palavras necessárias, por exemplo. Porém, essa não deve ser a sua preocupação ao produzir o conteúdo para o seu TCC.
Portanto, evite ao máximo informações desconexas e que agreguem pouco ao objetivo principal do seu material, já que isso apenas serviria para confundir o leitor.
Por esse motivo, busque adicionar conteúdos relevantes ao seu TCC, que aumentem o interesse e facilitem o alcance do objetivo final.
Para que a contextualização seja ainda mais precisa, é essencial delimitar o tema. Afinal, de acordo com o assunto escolhido, os estudos e análises podem ser muito variados e amplos.
Dessa forma, é essencial reduzir a esfera de conhecimento do seu trabalho. Isso assegura que todos os tópicos mais relevantes para você sejam, de fato, abordados ao longo do texto.