Possivelmente o cálculo da área entre curvas seja a aplicação mais comum das integrais. Esta aplicação decorre da própria ideia de integral, que é a área de uma região plana sob uma curva. Quando precisamos calcular a área definida entre duas curvas, os comprimentos dos retângulos formados entre essas curvas são variáveis a cada ponto x e pode ser representado por f(x) − g(x), que é a distância da curva inferior à curva superior. A largura dos retângulos são infinitesimais e representadas por dx. A área total da região será dada pela soma das áreas de todos os retângulos de larguras infinitesimais no intervalo [a,b], resultando em uma integral definida.
De acordo com o explicado, assinale a alternativa que indica o valor aproximado da área da região delimitada pelas curvas
x = 1 - y² e x = y² - 1.
qual das respostas esta certa?
2,67
0,42
4,58
9,69
6,34
Respostas
Resposta:
6.34
é a resposta de xxxxx
Utilizando integrais, calculamos que, a área entre as duas curvas é, aproximadamente, 2,67 unidades de área, alternativa A.
Integral
As duas curvas descritas representam parábolas cujo eixo coincide com o eixo x do plano cartesiano. Observe que os pontos de intersecção das duas curvas são (0, -1) e (0, 1), de fato:
1 - y² = y² - 1
2y² = 2
y² = 1
y = -1 ou y = 1
x = 1 - (-1)² = 0
x = 1 - (1)² = 0
Dessa forma, temos que o intervalo de integração será igual a [-1, 1] e a integral será calculada em relação à variável y. Observe também que, para esse intervalo, temos que:
y² - 1 < 1 - y²
Portanto, o integrando será igual a (1 - y²) - (y² - 1). Resolvendo a integral podemos calcular a área da região delimitada pelas duas curvas dadas na questão:
Para mais informações sobre integral, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/51033932
#SPJ2