qual seria o grande desafio da sociedade global nos dias de hoje?
Respostas
Enquanto o século XX foi considerado por muitos o “século americano” – denominação imprecisa, sobretudo se considerarmos o peso de outras forças, como o fascismo e as revoluções comunistas, além da derrota estadunidense no Vietnã – ainda estão para serem delineadas as tendências do século XXI. É inegável, porém, que ainda estejamos vivendo sob a hegemonia dos Estados Unidos e das indigestas relações globais que orbitam ao redor dessa superpotência.
Uma das principais marcas do regime capitalista é o potencial militar, muito mais destrutivo do que em qualquer outra era.
Se fôssemos fazer uma lista das principais problemáticas do século XXI, certamente teríamos que citar o grande potencial destrutivo que alguns países, como EUA e Rússia, detêm. Uma eventual terceira guerra mundial não mataria alguns milhões. Mataria todos. Trata-se de um absurdo da humanidade permitir que tais nações detenham tamanho poder. Neste sentido, não deixa de ser hipócrita denunciarmos as armas de destruição em massa sendo produzidas no Irã e na Coréia do Norte, verdadeiros bodes expiatórios (para não falar no Iraque, já desmentido), enquanto não se questiona, em nenhum momento, o potencial nuclear norte-americano.