• Matéria: Português
  • Autor: brunodequadra25
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Considere a palavra “pseudopersonagem” no trecho “Até que — deu-se o desmastreio. O trágico não vem a conta-gotas. [...] Reteve-se de vê-la. Proibia-se de ser pseudopersonagem, em lance de tão vermelha e preta amplitude.” e assinale a opção que descreve o efeito de sentido desse neologismo. *

1 ponto

a) O efeito de sentido do neologismo é sarcástico, à medida que o personagem se desqualifica como indivíduo que participa da história.

b) O efeito de sentido do neologismo é irônico, à medida que o personagem é uma entidade ficcional, e o prefixo pseudo- sugere falsidade, fingimento, próprios da ficção.

c) O efeito de sentido do neologismo é engraçado, ao passo que o personagem deveras existiu e morava em Minas Gerais, em uma cidade sertaneja à beira do rio São Francisco.

d) O efeito de sentido é cômico, uma vez que Jó Joaquim é um personagem inventado pela ficção, e pseudo é uma palavra cujo significado também é falso.

2. No conto Desenredo, o autor Guimarães Rosa utiliza-se de recursos linguísticos como a inversão, modificação de provérbios resgatados junto à oralidade popular, porém aparecem resignificados e reinterpretados. Em qual alternativa há a presença de um provérbio ressignificado pelo o autor. *

1 ponto

a) Até que — deu-se o desmastreio. O trágico não vem a conta-gotas. [...]

b) Proibia-se de ser pseudopersonagem, em lance de tão vermelha e preta amplitude.

c) Enfim, entenderam-se. Voando o mais em ímpeto de nau tangida a vela e vento.

d) Daí, de repente, casaram-se. Alegres, sim, para feliz escândalo popular, por que forma fosse.​


jeniffersuntack: 1-b 2-a

Respostas

respondido por: Nasa12
0

Resposta:

1) B "O efeito de sentido do neologismo é irônico,..."

2) A "Até que..."

Explicação:

Confia na mãe!!!

Perguntas similares