Ao realizar um investimento, um investidor pode escolher a visão ou as visões que pretende utilizar em sua análise de viabilidade do projeto. Quais são os diferentes métodos de análise de um investimento?
a. Existem quatro métodos para analisar um investimento: a contábil, a dos prazos de recuperação, a de valores e de taxas de retorno.
b. Existem dois métodos de análise de viabilidade de investimentos: a análise objetiva, baseada em modelos matemáticos, e a análise subjetiva, baseada em modelos de gestão.
c. Só existe uma visão de avaliação dos investimentos, que é a visão contábil, baseada nos dados registrados pelos contadores.
d. Existem dois métodos para analisar um investimento: a análise técnica e a análise fundamentalista.
e. Só existe uma visão de avaliação dos investimentos, que é a visão econômica, baseada em estratégias de avaliação feitas por economistas.
Respostas
Resposta:
C.
Ao utilizar dois ou mais métodos análise de viabilidade, não é necessário analisar o valor do investimento inicial do projeto, já que a viabilidade torna-se automática.
Explicação passo a passo:
As diferentes técnicas de análise de viabilidade não são excludentes e devem ser utilizadas em conjunto para ancorarem as decisões do investidor de maneira ampla. Apesar dos resultados dos indicadores de viabilidade e da fundamentação matemática, a viabilidade também leva em consideração interesses do investidor, o que torna o prazo do projeto, por exemplo, algo subjetivo e ajustado aos interesses do "dono do dinheiro" (o capital próprio) e ao capital de terceiros (recursos obtidos em instituições financeiras).
Resposta:
A. Existem quatro métodos para analisar um investimento: a contábil, a dos prazos de recuperação, a de valores e de taxas de retorno.
Explicação passo a passo:
Os investimentos são oportunidades complexas, que envolvem estimativas/previsões futuras e, logo, compreendem riscos contábeis e econômicos, muitas vezes irrecuperáveis. Existem, pelo menos, quatro diferentes visões/métodos para analisar um investimento: a análise contábil, a partir de ferramentas da contabilidade; a análise dos prazos de recuperação do capital investido; a análise de valores incrementais produzidos pelo capital investido; e a análise de taxas de retorno ou rentabilidade do capital investido.