• Matéria: Filosofia
  • Autor: moreira123456
  • Perguntado 4 anos atrás

Há uma diferença sensível entre as elaborações filosóficas de Kant e Fichte e as de Schelling. Assinale a alternativa que melhor define dessa diferença.


Kant e Fichte se alinharam à cultura política democrática moderna, enquanto Schelling era defensor do antigo regime, o que fez dele o mais reacionário entre os idealistas alemães.


Kant e Fichte eram adeptos da tradição da escolástica medieval, enquanto Schelling se filiou à corrente do racionalismo moderno, o que fez dele um pioneiro dentro do idealismo alemão.


Kant e Fichte defendiam o racionalismo moderno, enquanto Schelling se alinhava à escolástica medieval, o que fez dele o único idealista alemão a endossar o antirracionalismo.


Kant e Fichte concentram seus esforços filosóficos na subjetividade cognoscente, enquanto Schelling desenvolveu uma filosofia da natureza preocupada com o objeto da especulação filosófica, com sua capacidade de condicionar o próprio conhecimento.


Kant e Fichte se alinharam à cultura política do antigo regime, enquanto Schelling era defensor da democracia moderna, o que fez dele o mais revolucionário entre os idealistas alemães.


barbosacattelan: Kant e Fichte concentram seus esforços filosóficos na subjetividade cognoscente, enquanto Schelling desenvolveu uma filosofia da natureza preocupada com o objeto da especulação filosófica, com sua capacidade de condicionar o próprio conhecimento.
barbosacattelan: é a reposta certa
Mellynie: Resposta certa: Kant e Fichte concentram seus esforços filosóficos na subjetividade cognoscente, enquanto Schelling desenvolveu uma filosofia da natureza preocupada com o objeto da especulação filosófica, com sua capacidade de condicionar o próprio conhecimento.

Respostas

respondido por: kaiquemirandaa1
6

Resposta:

Explicação:

D

respondido por: martinkoliveira
29

A alternativa que melhor define a diferença entre as elaborações filosóficas de Kant e Fichte e as de Schelling é a letra D) Kant e Fichte concentram seus esforços filosóficos na subjetividade cognoscente, enquanto Schelling desenvolveu uma filosofia da natureza preocupada com o objeto da especulação filosófica, com sua capacidade de condicionar o próprio conhecimento.

De acordo com Hegel, a filosofia autêntica é a filosofia especulativa, e ele constata quatro formas dessa filosofia autêntica, apontando o nome de Kant, Fichte, Schelling e o seu.

Para ele, Kant e Fichte foram idealistas subjetivos, pois não procediam do sujeito para o objeto, enquanto Schelling foi um idealista objetivo porque demonstrava seu interesse na filosofia da natureza, ou seja, pode ser considerado um idealista absoluto.

Apesar de Kant e Fichte serem idealistas subjetivos, eles divergiam bastante em suas visões. Para Fichte, a concepção de sujeito ocorre antes e é determinante para a teoria do conhecimento, enquanto para Kant, é a teoria do conhecimento que determina a concepção de sujeito.

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/17162786

Anexos:
Perguntas similares