SIMULADO SOMOS
O reconhecimento do teatro como arte autônoma, embora devedora de várias formas artísticas, e não mera ilustração da literatura, provocou importantes mudanças práticas. Admite-se hoje que, se o dramaturgo é o autor do texto, o encenador é o autor do espetáculo. E, pela autoria, compete-lhe assumir uma criação. [...] Essa criação ora configura-se com maior modéstia, quando o encenador preserva o texto integral e apenas troca as vestimentas antigas pelas atuais; ora intervém na peça, reduzindo os diálogos ou juntando outras obras do autor no mesmo espetáculo; ora adaptando, com ou sem auxílio de outrem, literatura de gênero diverso para o palco; ora, enfim, assumindo a inteira responsabilidade por texto e espetáculo. Se o encenador não encontra, em determinado instante, peça pronta que exprima as preocupações do seu universo, é absolutamente legítimo que procure a criação integral.
A estrutura contemporânea do teatro passa por uma série de transformações na forma e no conteúdo a fim de responder a alguns anseios da sociedade atual, em especial,
A) das tradicionais concepções de mundo, que procuram compreender o papel do sujeito nas mudanças políticas pelas quais deve ser responsável.
B) da extinção de alguns papéis sociais, que antes eram essenciais na produção da arte, aqui, no caso, dos dramaturgos.
C) das projeções de políticas governamentais, que apoiam e patrocinam um novo olhar para as propostas contemporâneas das produções artísticas.
D) do retorno a um pensamento naturalista, no qual o homem entende-se como parte de um conjunto social.
E) da compreensão de diversas vertentes culturais, históricas, políticas, sociais, entre outras, que permitam ao sujeito dialogar com uma narrativa fragmentada.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
A
Explicação:
3Nocria:
Tem as respostas da 22 a 24?
respondido por:
1
Resposta:
A
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás