No pH de Língua Portuguesa, lemos a carta aberta que Eliane Brum destinou à jovem Thauane a fim de demovê-la da apropriação cultural que, argumenta, existe no uso do turbante, símbolo das mulheres negras. Brum escreveu um artigo de opinião em forma de carta e seu texto foi publicado pelo jornal El País Brasil. Releia um trecho:
Eu compreendo que, para você, o turbante também significava abrigo. E talvez abrigo da dor. Mas você tem outras formas de encontrar abrigo para sua cabeça nua. Assim como eu tenho outros jeitos de me expressar através do que coloco na cabeça. As mulheres negras nos explicam que não. Que para elas o turbante é memória, é identidade e é pertencimento. É, portanto, vital. O que as mulheres negras nos dizem, Thauane, é que não querem que o turbante, que tão precioso é para elas, vire mera mercadoria na nossa cabeça. Então, Thauane, acho que eu e você precisamos escutá-las. E podemos não usar um turbante. Aliás, não usar um turbante é bem o mínimo que podemos fazer.
E você? O que pensa sobre o tema da apropriação cultural? É uma forma de homenagear uma dada cultura ou de desrespeitá-la ao transformá-la em mercadoria? Escreva uma carta do leitor ao jornal El País Brasil, posicionando-se sobre o tema. Não se esqueça de que a carta deve ter elementos pré-textuais e uma saudação ao final.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
tbm preciso, é pro ph né?!
passosb025:
sim
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás