sobre as maquetes responda: A) o que são? B) como são representados seus elementos ? C) quais são seus principais usos
Respostas
A- A maquete é um recurso didático que pode auxiliar os estudantes na compreensão dos conceitos da Geografia nas mais diferentes escalas, permitindo estabelecer associações entre as diversas proporções, desde o local até o global.
B- Os elementos de uma maquete podem ser representados de várias formas como por exemplo: uma casa, um prédio, um poste e por aí vai.
C- Uma maquete pode ser construída por diferentes motivos. Mas a principal aplicação delas é servir para apresentação e divulgação de empreendimentos e de projetos de planejamento urbano.
Resposta: A) Maquetes são cópias fiéis em escala reduzida de um espaço real e podem ser organizadas em três grupos principais:
o Topográficas: nesse grupo enquadram-se os modelos de terreno, de paisagem e de jardim.
o De edificação: são as miniaturas de edifícios e de interiores, por exemplo.
o Específicas: são os modelos de design, de móveis e objetos.
B) São representados de forma tridimensional, ou seja, possuem três dimensões: comprimento, largura e altura.
C) São muito usadas em projetos de arquitetura, topografia de terrenos, projeto de peça de design. Na Cartografia as maquetes são utilizadas para a materialização de uma porção da superfície, podendo ser uma cidade ou mesmo um continente. Auxiliam na visualização tridimensional da área, sendo muito usadas no ensino da geografia e até mesmo para simulações e planejamentos.
Explicação: As maquetes possuem três dimensões: comprimento, largura e altura
A maquete é um recurso didático, cujo valor está no fato de contribuir para a representação tridimensional do relevo, na medida em que registra e possibilita a visualização das formas topográficas. As possibilidades de aprendizado por meio deste recurso são muitas, principalmente as relacionadas à representação tridimensional do relevo a partir do plano; a escala (escala horizontal, escala vertical, exagero vertical).
Na Cartografia as maquetes são utilizadas para a materialização de uma porção da superfície, podendo ser uma cidade ou mesmo um continente. Auxiliam na visualização tridimensional da área, sendo muito usadas no ensino da geografia e até mesmo para simulações e planejamentos.