A industrialização no Brasil foi historicamente tardia. Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas e isso obrigava que se consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da família real (1808), o Brasil continuou dependente do exterior, porém, a partir deste momento, dos produtos ingleses. Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros do café, no estabelecimento de indústrias. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. São causa dessa industrialização tardia, exceto:
a.
A proibição, por Portugal, da existência de indústrias na colônia foi uma das causa da industrialização tardia no Brasil.
b.
O pacto colonial, que impunha ao Brasil exportar matéria prima e importar produtos industrializados.
c.
Ainda no final do século XIX, os cafeicultores se recusavam a investir parte dos lucros no estabelecimento de indústrias.
d.
O modelo econômico em que a colônia sempre sofria perdas no comércio internacional, pois vendia matéria-prima barata e comprava produtos industrializados caros.
e.
No período imperial, apesar do breve surto industrial nas décadas de 1860/70, provocado pelo aumento das taxas de importação, o Brasil continuou um país agroexportador.
A Revolução de 1930 foi decisiva para a mudança de rumos da história brasileira. Ao afastar do poder os fazendeiros do café, que o vinham controlando desde o governo de Prudente de Morais, em 1894, construiu o caminho para uma significativa reorientação da política econômica do país. Houve uma ruptura das condições que permitia que a elite cafeeira participasse ativamente das decisões governamentais referentes ao conjunto da economia e da sociedade brasileiras. A partir de 1930, a indústria passa a ser o setor mais prestigiado da economia, concorrendo para importantes mudanças na estrutura da sociedade. Sobre a revolução de 1930 é correto afirmar, exceto:
a.
A Revolução de 1930 não significou uma ruptura no processo histórico brasileiro.
b.
Após 1930, houve a entrada de capital externo cujo maior expressão é implantação de indústrias automobilísticas.
c.
Após 1930, assistimos ao surgimento de siderúrgicas, companhias petrolíferas, de eletricidade e de telecomunicações que deram suporte ao desenvolvimento econômico.
d.
Com a ascensão de Vargas, em 1930, o país passou por grandes transformações econômicas e uma delas foi o investimento na industrialização.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
• c) Os cafeeicultores como o texto diz eles investiram na indústria nacional
• c) Esses investimentos, foram se concretizando em 1950 quando a industrialização estava forte e o Brasil mudou de vez sua econômia.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás