danças tradicionais da região norte! Fale sobre tambem a origem, importância e valores.. Resumo pfvr gente me ajuda
Respostas
Resposta:
Danças típicas mais populares da região norte
A história das danças dos estados do norte teve influência dos povos africanos, indígenas e até mesmo portugueses. A maior região do país apresenta manifestação cultural de maior afluência a dança, que se destaca pela beleza, tradição e popularidade.
A seguir, confira as principais e mais populares danças da região norte.
Maçarico
Uma das danças mais conhecidas da região do Amazonas. Leva esse nome em alusão ao pássaro Maçarico, muito comum na fauna regional.
A comparação é em razão dos movimentos da dança lembrarem o caminhar rápido do pássaro.
Os dançarinos ficam organizados em pares e desenvolvem a coreografia constituída por cinco diferentes movimentos. Os pares dançam, ora entrelaçados, ora soltos, e dão passos corridos para frente e para trás, deslizes laterais, volteios rápidos e rodopios ligeiros.
A música é executada em sanfona ou acordeão, viola, violão, rabeca, tambores pequenos.
Os versos são cantados pelos próprios dançarinos, normalmente são puxados pelas mulheres. A coreografia segue exatamente o que diz a letra no momento do coro. E as roupas são um espetáculo de cores e detalhes.
Carimbó
O Carimbó é dança típica do Pará e é tão característico que é considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O nome da dança tem origem indígena Curi (pau oco) e M’bo (furado), e remete ao instrumento de percussão parecido com um tambor que é utilizado durante as apresentações.
Os dançarinos vestem como de costume nas danças do norte trajes coloridos e muito bem elaborados. As mulheres usam uma saia longa estampada e trabalhada, com uma blusa rendada e igualmente detalhada e acessórios pendurados. Os homens geralmente usam calça longa e sem camisa.
Os movimentos da dança são rápidos e envolventes.
Inicialmente os casais ficam enfileirados, até que os homens batem palmas para as suas companheiras, isso é um convite para dançar. As mulheres cedem e começam um volteio circular, movimentando as saias, com a intenção de jogá-las sobre o rosto de seu parceiro para que ele saia da dança.
Marujada
Outra dança típica do Pará, a Marujada de Bragança, originou-se dos escravos africanos que habitavam na região.
A dança que é a celebração da festa de São benedito é, também, reconhecida pela disciplina e organização e acontece em em três ocasiões: Natal, dia de São Benedito e no dia 1º de janeiro.
Ela é composta por sete tipos de danças diferentes: o xote bragantino, a zabumba, o retumbo, a valsa, bagre, chorado e mazurca. Por isso, a coreografia é de distintos tipos de movimentos.
Composta principalmente por mulheres, recebem o nome de marujas, que saem às ruas em homenagem ao santo vestidas de branco e vermelho e os homens, os marujos, de calça e camisa brancos. Chapéus enfeitados com flores e fitas também são acessórios obrigatórios.
Eles bailam pela cidade, reproduzindo o gesto de um barco na água. As mulheres ordenam a dança e os homens participam com os instrumentos musicais, como tambores e violinos.
Lundu de Marajoara
Lundu Marajoara é uma dança também do pará, com forte influência africana, é muito sensual e envolvente, pois a intenção dela é mostrar o convite do homem para ter um encontro sexual com a mulher.
A dança de Lundu Marajoara é composta por movimentos rotacionais; enquanto a mulher dança sensualmente, mexendo o quadril, o homem vai acompanhando como se estivesse admirando e desejando-a, dançando em volta da mesma.
As mulheres vestem saias coloridas e blusas rendadas. Já os homens vestem calças preferencialmente branca.
Essa dança utiliza instrumentos como o banjo, cavaquinho e clarinete.
Desfeiteira
Famosa dança do Amazônia, essa dança é realizada por casais que dançam de forma livre e os dançarinos devem apenas passar pelo menos uma vez de frente para a banda musical.
Se a banda parar a música no momento em que o casal estiver passando, o homem ou a mulher tem que declamar versos improvisados, caso contrário, será vaiado e terá que pagar uma prenda, ou seja, o par será desfeito.
Durante a dança, os pares enlaçados circulam livremente pelo salão. A única obrigatoriedade é passar, cada par por sua vez, diante do conjunto musical.
A Banda toca alegremente valsas, polcas, sambas rurais, chulas amazonenses, mazurcas, xotes etc.
Marabaixo
É a maior manifestação artística do Amapá, é uma dança ritualística, de origem africana.
A dança simula de forma profana a festa do Divino, sob o ritmo de tambores ou das chamadas caixas, com movimentos rápidos e vigorosos, inspirados na capoeira.
As mulheres vestem saias longas, rodadas e bastante coloridas e os homens shorts e camiseta.
Marambiré
É uma dança de muita representatividade histórica. Ela representa a comemoração dos negros, especialmente dos povos africanos, após a abolição da escravidão.
Ela é caracterizada por um cortejo, uma marcha, um festejo sincrético, que mistura a religião e o profano. Ela é realizada por duplas.