• Matéria: Ed. Física
  • Autor: thaygarciaa
  • Perguntado 4 anos atrás

O desenvolvimento moral, segundo Jean Piaget, se dá por uma passagem da fase de anomia à fase de heteronomia moral, e depois da heteronomia à autonomia moral. A condição para que haja tal desenvolvimento, segundo Piaget, é o desenvolvimento cognitivo, pois o sujeito autônomo não teria como perceber as relações de reciprocidade (versus respeito unidirecional por coação) e a relatividade das regras (versus concepção estática das normas) se não houvesse uma estrutura cognitiva capaz de realizar essas operações. Tanto no desenvolvimento cognitivo quanto no desenvolvimento moral torna-se imperativo a superação do egocentrismo. A escola favorece a superação do egocentrismo moral típico do estado de heteronomia quando:

A) Aconselha pais a aplicarem consequências punitivas para o mau comportamento, caracterizado, por exemplo, pela preguiça na realização das tarefas.
B) Oportuniza atividades em sala em que são cumpridas algumas regras para funcionarem, com especial importância para a regra de sempre abrir mão de seus desejos pessoais em prol da satisfação do outro quando este expressar suas vontades.
C) Gera estratégias pedagógicas diversas em que as crianças possam vivenciar e refletir sobre o valor do bem-estar coletivo, sobre a justiça na distribuição de vantagens e coerência entre aquilo que se deseja para si e para os outros.
D) Cria regras claras em seu regimento interno e garante, pela aplicação a ser realizada por inspetores e coordenadores, que as crianças sejam disciplinadas e controladas por tais normas e profissionais.
E) Deixa livres as crianças para expressarem e realizarem suas vontades conforme queiram, enquanto outras devem aprender a se defender sozinhas para garantir o que é seu, já que é assim o modo de funcionamento do mundo no qual crescerão.

Respostas

respondido por: Fiwz
1

Resposta:

Letra: C) Gera estratégias pedagógicas diversas em que as crianças possam vivenciar e refletir sobre o valor do bem-estar coletivo, sobre a justiça na distribuição de vantagens e coerência entre aquilo que se deseja para si e para os outros.

Explicação:

Perguntas similares