As proteínas observadas na natureza evoluíram pela pressão seletiva para efetuar funções específicas, e suas propriedades funcionais dependem da sua estrutura tridimensional. Essas biomoléculas são formadas pela união de pequenas partículas chamadas de aminoácidos. Sobre as proteínas, explique como ocorre a ligação peptídica entre os aminoácidos, explanando também seus quatro níveis estruturais.
Respostas
As ligações peptídicas entre os aminoácidos se formam através da carboxila de um com o grupo amina de outro, ou seja, a partir de um processo de desidratação, o carbono da Carboxila se liga ao Nitrogênio da amina.
A estrutura primária de uma proteína é a mais básica de todas, pois se trata apenas daquela sequência inicial dos aminoácidos.
Já a estrutura secundária, também chamada de estrutura espacial, se forma quando ocorre os primeiros dobramentos da proteína sobre ela mesmo. Podemos considerar que esse nível é a primeira fase de enovelamento.
Na estrutura terciária, já encontramos a proteína mais enovelada e que assume uma forma 3D característica através de atrações entre os carbonos e ligações entre os componentes da cadeia.
Por fim, a estrutura quartenária se formam quando duas ou mais cadeias de polipeptídeos se juntam.