O renascentista Lucas Cranach, o velho (1472 - 1553), nascido na Baviera, região da atual Alemanha, é considerado o pintor oficial da doutrina luterana. Amigo de Martinho Lutero, Cranach expressava em suas obras as ideias luteranas com base na reinterpretação de temas tradicionalmente católicos.
Na pintura a seguir, por exemplo, o artista reapresentou a ideia de salvação pela fé, defendida por Lutero. Ao centro, podemos ver um homem nu sendo orientado por dois profetas. À esquerda, notamos um homem morto e, no canto mais ao fundo, Adão e Eva com o fruto proibido. As duas situações representam o pecado e a morte. No lado esquerdo superior, vemos Moisés recebendo de Deus os Dez Mandamentos. À direita, em contrapartida, vemos Jesus Cristo morto na cruz, e, ao lado, a representação de sua ressurreição.
Responda:
1) Os elementos que compõem a pintura de Lucas Cranach foram representados em um único plano? Por quê? Qual é o nome dessa técnica típica da arte renascentista?
2) Quais outras características da arte renascentista estão presentes nessa pintura?
3) Como a ideia luterana de salvação pela fé foi representada nessa pintura?
4) De acordo com a doutrina luterana, a única fonte da verdade é a Bíblia, e não a tradição ensinada pela igreja. Que elementos da pintura mostram a importância do livro sagrado para o luteranismo?
Respostas
Resposta:
▷ Respostas 1. Não. A pintura possui vários planos o primeiro deles apre-senta o homem nu e os dois profetar o segundo, o homem morto e Jesus ressuscitado; o terceira, Adão e Eva comendo o fruto proibido, Moisés receben-do os Dez Mandamentos, Jesus crucificado e a Virgem orando e, por último, o quarto, mostra a paisagem ao fundo. O que está mais distante do primeiro plano tem dimensões menores Essa técnica se chama perspec tive
2. Além da perspectiva, em Lei e graça também podemos no tar o uso da técnica de luz e sombra, a representação natu-ralista da paisagem e dos perso nagens, bem como a preocupa ção em detalhar os movimentos as expressões das pessoas.
3. Segundo Lutero, o ser hu-mano é salvo por meio da fé e da graça de Deus, e não pelas obras que pratica, como afirma à Igreja católica. Essa ideia está presente na pintura justamen-te na divisão das cenas. Lucas Cranach mostra, à esquerda, a ideia de que o ser humano não alcança a salvação pela lei, isto os Dez Mandamentos, mas pela fé e pela graça de Deus, como podemos observar no ce nário à direita. Essa composição apresenta a ideia de que Deus julga e condena, não de forma vingativa para causar medo, mas misericordiosa, conceden do a salvação também aqueles que não merecem, mas creem
4. A pintura tem a finalidade de mostrar uma concepção da doutrina luterana por meio de representações de algumas passagens da Biblia, a saber: Moisés recebendo as Doze Mandamentos e Adão e Eva co mendo o fruto proibido (ambos à esquerda), e a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo (ambos à direita). so mostra a importancia dada à Biblia pelo luteranismo