Defina: pangeia e patalassa
Respostas
Resposta:
Pantalássico, era o vasto oceano global que rodeava o supercontinente Pangeia, durante as eras do Paleozóico e início do Mesozóico. Incluía o primitivo Oceano Pacífico, a norte e oeste, e o Mar de Tétis a sudeste. Tornou-se no actual Oceano Pacífico após o fecho da bacia do Mar de Tétis e a fragmentação de Pangeia, factor que levou à criação das bacias dos oceanos Atlântico, Árctico e Índico. A Pantalassa é por vezes denominada por Paleo-Pacífico ("velho Pacífico"), devido ao facto de este oceano ter evoluído a partir deste último.
Explicação:
CONFIA NO PAI QUE A NOTA VEM !!
Resposta:
Pangeia
A “Pangeia” (do grego Pan “todo”, e Gea ou Geia, “terra”) que significa “Toda a Terra”, foi uma colossal massa sólida que formava um único continente, o qual era cercado por um único oceano, o Pantalassa.
Esta massa continental se formou até o final do período Permiano (último período da Era Paleozoica), entre 300 a 250 milhões de anos, quando finalmente se dividiu em outros continentes.
PANTALASSA
Pantalassa (do grego, pan - "tudo" e thalassa - oceano),também conhecido como Panthalassa ou Oceano Pantalássico, era o outrora vasto oceano global que rodeava o supercontinente Pangeia, durante as eras do Paleozóico e início do Mesozóico. Durante a transição paleozóica-mesozóica ocupou quase 70% da superfície da Terra. Seu fundo oceânico desapareceu completamente por causa da contínua subducção ao longo das margens continentais em sua circunferência.[3]
Explicação:
Espero ter ajudado Marca como melhor resposta pra ajudar