1- implantação das Capitanias Hereditárias no contexto social, político e econômico?
2- Por que foi estabelecido o sistema do Governo Geral?
3- Quais as principais atribuições do Governo Geral?
4- Qual a relação dos donatários das capitanias (Capitães) com os Governadores Gerais, quanto à política, à economia e à legislação?
5- Produção econômica:
a) Qual foi o principal produto?
b) Como era produzido?
c) Quem financiava a produção?
d) Para onde era escoada a produção?
e) Quem trabalhava na produção?
f) Como eram recrutados os trabalhadores?
g) Como eram remunerados?
6- Qual era o interesse do cultivo do tabaco?
7- Qual a importância do cultivo de outras culturas e criação de animais?
8- De acordo com o texto “ A luta de classes no Brasil: O latifúndio e o papel do campesinato na transformação da realidade social”, como podemos identificar, na atualidade, as permanências daquela época, no que se refere ao poder político, poder econômico, cumprimento da legislação e distribuição de rendas ?
Respostas
Resposta:
1-As capitanias hereditárias eram uma forma de administração do território colonial português na América. Basicamente eram formadas por faixas de terra que partiam do litoral para o interior, comandadas por donatários e cuja posse era passada de forma hereditária.
2-Esse governo foi estabelecido a fim de substituir e complementar o sistema de Capitanias Hereditárias, que não havia dado o retorno esperado. Além disso, era para promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.
3-O objetivo do Governo General era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.
4-Uma vez possuidores da capitania, os donatários concentravam todo o poder administrativo e jurídico. Cabia a eles a função de desenvolver economicamente sua capitanias, atrair moradores, distribuir as terras (chamadas de sesmarias), aplicar a lei, desenvolver fortificações para lutar contra indígenas e estrangeiros etc.
5- a) cana de açúcar.
b) A cana colhida é processada com a retirada do caule, que é esmagado, liberando o caldo que é concentrado por fervura, resultando no xarope, a partir do qual o açúcar é cristalizado, tendo como subproduto o melaço ou mel final.
c) As plantações ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um único produto. Sua produção era voltada para o comércio exterior, e utilizava mão de obra escrava composta por indígenas e africanos — cujo tráfico também gerava lucros.
d) Mercado. O pacto colonial determinava que todo açúcar que saísse do Brasil fosse diretamente para Portugal. Sendo assim, a produção de cana era voltada para o mercado externo.
e) escravos
f) os portugueses já tinham alguma experiência com a plantação da cana em algumas colônias portuguesas, como a Ilha da Madeira. Lá, usavam mão-de-obra africana também.
g) Os donatários ganhavam da Coroa Portuguesa a posse contínua das capitanias e recebiam também títulos de capitão e governador. Foram doze donatários ao todo que ganharam as capitanias, elas poderiam ser transferidas para o filho mais velho, por isso eram chamadas de hereditárias.
6- Implantadas em 1534, por D. João III, objetivavam garantir a posse colonial e compensar as sucessivas perdas mercantis do comércio com as Índias.
7- No entanto no século XVIII, com o povoamento das áreas de mineração, a criação de gado ganhou espaço se transformando em grande atividade para o pais posteriormente.
8- sla ñ entendi ñ sei.